Clippers enviam Zubac para os Pacers, Alvarado acaba nos Knicks
O nome de Ivica Zubac chegou, durante várias semanas, a surgir nos rumores que o davam como aposta dos Celtics para uma transferência, de forma a reforçar a posição mais próxima do aro, onde Neemias Queta ocupa o lugar no cinco inicial. Afinal, e depois de Boston já ter garantido, há dois dias, o também poste montenegrino Nikola Vucevic, Zubac acabou por ir parar aos Pacers.
Antes de, esta quinta-feira, encerrar o período de transferências na NBA, a formação de Indianápolis garantiu a aquisição do croata, numa troca com os Clippers que envolve vários jogadores e futuras escolhas de draft.
Para além de Zubac, os Pacers, finalistas da passada temporada mas privados da sua maior estrela Tyrese Haliburton (a recuperar de lesão), recebem também o base Kobe Brown, que está no terceiro ano na liga. Em sentido inverso, a equipa de Los Angeles adquire os serviços de Bennedict Mathurin e Isaiah Jackson, juntamente com duas escolhas de primeira ronda e uma de segunda ronda do draft.
Com esta movimentação, os Pacers preenchem a vaga de poste titular deixada em aberto após a saída de Myles Turner no final da passada temporada. Apesar de a equipa apresentar um dos piores registos da NBA esta época (13 v-38 ds), a aquisição de Zubac é vista como um investimento para o futuro.
O poste, que completa 29 anos no próximo mês, tem contrato até 2027/28 e apresenta médias de 14 pontos e 11 ressaltos, com uma eficácia de lançamento de 61 por cento. Espera-se que forme uma nova dupla de pick-and-roll com Haliburton, quando este regressar, na próxima época, de uma rotura no tendão de Aquiles.
Já no que toca aos Clippers, os californianos reforçam o núcleo jovem com a chegada de Bennedict Mathurin, de 23 anos. O jogador, que se encontra no último ano de contrato de rookie, será agente livre restrito no verão, depois de não ter chegado a acordo para uma extensão com os Pacers. Em 28 jogos desta temporada detém médias de 17,8 pontos e 5,4 ressaltos, com 43 por cento de eficácia de lançamento. Esta aposta na juventude segue-se à recente troca que levou Darius Garland para Los Angeles, enviando James Harden para os Cavaliers.
Relativamente às escolhas de draft, os Clippers recebem uma de primeira ronda dos Pacers em 2026 (protegida para as posições 1-4 e 10-30) e outra primeira ronda não protegida em 2029. Caso a escolha de 2026 não se concretize, será convertida numa escolha de primeira ronda não protegida em 2031.
Jose Alvarado nos Knicks
Surpresa aconteceu em Nova Iorque, onde os Knicks davam ideia que não iriam mexer na equipa. Afinal não. Os nova-iorquinos, vencedores da NBA Cup, e segundos na Conferência Este (33 v-18 d) reforçaram-se com a aquisição do base Jose Alvarado, proveniente dos Pelicans. Negócio que envolve a ida de Dalen Terry, duas escolhas de segunda ronda do draft e uma verba monetária para Nova Orleães.
Alvarado, de 27 anos um lutador nato apesar dos seus 1,83m, é natural de Brooklyn, Nova Iorque, regressa assim à cidade natal. Na presente temporada, participou em 41 jogos, registando médias de 7,9 pontos, 3,1 assistências e 2,8 ressaltos (máximo de carreira) em 21,9 minutos por partida.
Na época anterior, os seus números foram ainda mais expressivos, com médias de 10,3 pontos e 4,6 assistências em 56 jogos, 23 dos quais como titular. Desde que iniciou a carreira na NBA em 2021/22, sempre ao serviço dos Pelicans, acumulou um total de 268 jogos na fase regular, com médias de 8,1 pontos, 3,1 assistências e 2,3 ressaltos.
Por sua vez, Dalen Terry, de 23 anos e 18.ª escolha do draft de 2022 , ruma aos Pelicans após curta passagem pelos Knicks, para onde tinha sido transferido dos Bulls em troca do extremo Guerschon Yabusele. Em Chicago, esta época, participou em 34 jogos, todos a partir do banco, com médias de 3,5 pontos, 1,9 ressaltos e 1,3 assistências.