Poste dos Lakers empurrou mascote dos Wizards e foi castigado pela NBA (vídeo)
Os Lakers podem estar a lutar arduamente por um lugar no play-off, mas Jaxson Hayes vai falhar o confronto contra os Philadelphia 76'ers desta quinta-feira devido a uma imprudência inacreditável: empurrou a mascote de uma equipa adversária e foi castigado com um jogo de suspensão, sem vencimento.
O poste, de 25 anos, pensou que se safaria, mas enganou-se. O incidente ocorreu no encontro em Washington contra os Wizards, na passada sexta-feira e Hayes envolveu-se num incidente com a mascote conhecida por G-Wiz.
A mascote, uma criatura azul peluda com cerca de 2,10 metros de altura, corria em direção ao túnel dos balneários segurando uma grande bandeira, depois de ter animado o público na Capital One Arena. No seu percurso, cruzou-se com Hayes, que, em vez de se desviar, o empurrou sem provocação, derrubando-o no campo.
O incidente foi captado por câmaras e rapidamente se tornou viral na internet. Embora tenha passado quase uma semana, a NBA decidiu intervir, classificando o comportamento de Hayes como inaceitável. Além disso, a liga sublinhou que representar os Lakers implica responsabilidade e valores semelhantes aos de clubes históricos, como o Barcelona ou o Real Madrid – especialmente agora que a presença de Luka Doncic se destaca em Los Angeles.
Note-se que, apesar de ter nascido no estado de Oklahoma e não ter descendente diretos europeus, Jaxson Hayes tem a decorrer um processo de nacionalidade Eslovena para poder actuar pela seleção de Doncic em mundiais e jogos olímpicos.
Assim, a Liga anunciou oficialmente que Hayes Hayes foi castigado com um jogo de suspensão sem vencimento e cumprirá a sua pena no jogo contra os 76'ers, a 5 de fevereiro. No encontro ante os Wizards, o poste dos Lakers registou 10 pontos, 3 ressaltos, 1 assistência e 1 roubo de bola vindo do banco, na vitória por 111-142. Hayes tem um contrato de um ano nos Lakers por 3,45 milhões de dólares (2,99 milhões de euros) e na época passada defendeu a camisola dos New Orleans Pelicans.
Paralelamente, foi anunciado para participar no concurso de afundanços do All-Star Weekend de Los Angeles, entre 13 e 15 de fevereiro.
Quanto ao G-Wiz, é a mascote dos Washington Wizards desde 1997. De acordo com o site oficial da equipa, «ninguém tem a certeza do que é exatamente o G-Wiz». O que é certo, no entanto, é que adora basquetebol, videojogos, moda e memes, e frequentemente aparece a distribuir t-shirts de um hoverboard, a fazer partidas aos adversários ou simplesmente a dançar e a animar o pavilhão.
Esta temporada, Jaxson Hayes regista uma média de 6,4 pontos e 3,8 ressaltos em 41 jogos.