Celtics anunciam: Neemias não defronta os Pistons
Agora é oficial: Neemias Queta está de baixa e não defrontará os Pistons, uma das formações sensação do campeonato, quarta-feira, no TD Garden.
Cerca de hora e meia depois de, esta terça-feira, os Celtics terem terminado o treino no Auerbach Center, o clube emitiu um relatório médico em que coloca o poste português fora dos disponíveis para Joe Mazzulla devido à entorse no tornozelo esquerdo sofrida domingo, no início da partida contra os Magic.
Neemias e, naturalmente, Jayson Tatum, a recuperar da operação ao tendão de Aquiles direito, são os únicos indisponíveis da formação de Boston.
Na parte final do treino, no período aberto à imprensa, Neemy ainda deixou alguma dúvida no ar ao atravessar o court vestido com um fato de treino e botas de jogo e Mazzulla mantivera o suspense ao responder que não sabia de nada porque «ainda não o vi». E depois da imprensa que acompanha os Celtics ter insistido duas vezes, mudar a resposta para: «Não o vi, nem falei com ele».
Neemias Queta walks through after practice. pic.twitter.com/R3J1yM9CPN
— Chris Forsberg (@ChrisForsberg_) November 25, 2025
Agora não há dúvidas e pensa-se que a baixa possa durar, pelo menos, uma semana. Até ao momento, Queta havia atuado no cinco inicial de todas as 17 partidas dos Celtics na regular season e regista um máximo de carreira na sua quinta temporada na liga, terceira em Boston, de 9.3 pontos e 7,9 ressaltos. No entanto, é o impacto que tem no desempenho da equipa que tem surpreendido todos.
Isto porque, além de intimidar os adversários na área defensiva, tem-se revelado decisivo para o sucesso dos Celtics. Quando está em campo estes superam os adversários por 16,8 pontos a cada 100 posses de bola nos 396 minutos da sua utilização.
Quando vai para o banco, nos 372m em que esteve de fora, foram ultrapassados pelos adversários por 6,3 pts a cada 100 posses de bola. Melhor! É o único elemento de Boston em que a média de pontos da equipa baixa quando não está a ser utilizado. Isto além da percentagem de ressaltos conquistados também baixar na sua ausência.
Agora a expectativa está em quem Mazzulla apostará para o substituir no cinco inicial: Luka Garza, Xavier Tillman ou Chris Boucher, mas sabendo que o impacto não será o mesmo. Além disso, foi pedido ao poste rookie Amari Williams, que tal como Queta há três épocas tem um contrato de duas-vias e actua nos Maine Celtics da G-Legue, que se junte ao grupo, pelo menos, frente a Detroit.
«Não temos ninguém que realmente substitua o que o Neemy faz por nós. Tem que ser um esforço coletivo, obviamente [Xavier], Luka, Chris, eles vão ter mais oportunidades e precisaremos muito deles, mas também depende de nós. Não temos o Neemy lá para resolver alguns dos nossos problemas ou corrigir os erros que cometemos no perímetro. Vai ser um esforço de equipa, nos ressaltos e em tudo mais. Espero que ele volte o mais rápido possível, mas todos precisamos dar o nosso melhor», declarou Derrick White no treino.
Depois de terem regressado às vitórias contra os Magic (138-129), encontro em que Neemias se lesionou logo aos 5m, quando tentou contestar um afundanço de Anthony Black num contra-ataque e caiu mal, desequilibrado, sobre o pé esquerdo – contabilizava 6 pontos com 3/3 em lançamentos de campo e 2 ressaltos -, os Celtics, 10.º no Este (9 v-8 d), recebem os líderes de Conferência Pistons (15 v-2), que vão com 13 vitórias consecutivas. Boston ganhou quatro dos últimos cinco jogos, mas em casa estão com 5 v-4 d.
Até à próxima terça-feira, os Celtics vão a Minnesota e Cleveland defrontar, respectivamente, os Wolves (29 Nov) e os Cavaliers (30 Nov) e recebem no TD Garden os Knicks (3 Dez).