Neemias Queta sai lesionado em vitória dos Celtics (vídeos)
Os Boston Celtics voltaram às vitórias e bateram os Orlando Magic, por 138-129, mas a noite ficou manchada por lesão de Neemias Queta.
O poste português foi titular, mas saiu ainda antes de jogados os primeiros seis minutos, com uma entorse no tornozelo esquerdo.
A subir para contestar tentativa de afundanço de Anthony Black, Neemias aterrou desequilibrado, forçando o pé esquerdo.
Neemias Queta limping to the locker room early in the game after a contest attempt (with replays).
— MrBuckBuck (@MrBuckBuckNBA) November 24, 2025
He hasn't returned since pic.twitter.com/l5lmiZ79nY
Saiu a coxear para o balneário e minutos depois os Celtics informaram que estava em dúvida para voltar, o que deixa indicações de que a lesão não deverá ser muito grave. Mas a verdade é que o português acabou por não jogar mais, nem sequer regressou ao banco.
Neemias Queta to the locker room after coming up limping after a play at the rim. pic.twitter.com/Jdqad0ZsrV
— Celtics on CLNS (@CelticsCLNS) November 23, 2025
No final, o treinador Joe Mazzulla não revelou pormenores da lesão — «só a seguir é que vou estar com ele», disse em conferência de imprensa —, mas elogiou o impacto do português, em especial a defender: «Melhorou muito, especialmente na proteção do cesto e a defender o pick-and-roll. Cresceu muito.»
O lance da lesão foi a segunda falta de Neemy, que estava a fazer excelente exibição: em 5m51 fez 6 pontos (3 em 3 lançamentos de campo) e conseguiu 2 ressaltos.
Starting us off 😤 pic.twitter.com/BMiy9VkzFu
— Boston Celtics (@celtics) November 23, 2025
Tremenda primeira parte
Neemy saiu com o jogo empatado (13-13) e foi já sem o português em campo que os Celtics começaram a disparar no marcador.
Perante uns Magic com várias baixas — Paolo Banchero continua lesionado, Jalen Suggs continua a ser poupado na segunda noite de jogos em dias consecutivos, Wendell Carter Jr. ainda aqueceu mas não estava em condições —, a equipa de Boston já vencia no final do primeiro período (32-27), mas foi no segundo que disparou para a vitória, com um parcial de 48-30 (converteram 81,8 por cento dos lançamentos nesses 12 minutos).
Só uma vez na História os Celtics tinham marcado mais pontos no segundo período. E foi apenas a décima que chegaram ao intervalo com 80 pontos marcados.
A vantagem, que era de 23 pontos ao intervalo, chegou aos 26 no terceiro período, mas os Magic começaram a responder, sobretudo no último quarto, em que fizeram 40 pontos, à conta de recordes pessoais de Jett Howard (30 pontos) e do rookie Jase Richardson (18).
Mas os visitantes nunca conseguiram reduzir a diferença para menos de seis pontos, com Jaylen Brown (35 pontos, 8 assistências), na reta final, a responder sempre que os Magic ameaçavam. Os Celtics terminaram com seis jogadores com 14 pontos ou mais — além de Brown, também se destacaram Anfernee Simons (23), Payton Pritchard (19), Josh Minott (16), Derrick White (16) e Sam Hauser (14).