Neemias Queta, jogador dos Boston Celtics 2025-26. Foto FPB
Neemias Queta, jogador dos Boston Celtics 2025-26. Foto FPB

Neemias Queta sai lesionado em vitória dos Celtics (vídeos)

Português jogou menos de seis minutos antes de fazer uma entorse no tornozelo esquerdo

Os Boston Celtics voltaram às vitórias e bateram os Orlando Magic, por 138-129, mas a noite ficou manchada por lesão de Neemias Queta.

O poste português foi titular, mas saiu ainda antes de jogados os primeiros seis minutos, com uma entorse no tornozelo esquerdo.

A subir para contestar tentativa de afundanço de Anthony Black, Neemias aterrou desequilibrado, forçando o pé esquerdo.

Saiu a coxear para o balneário e minutos depois os Celtics informaram que estava em dúvida para voltar, o que deixa indicações de que a lesão não deverá ser muito grave. Mas a verdade é que o português acabou por não jogar mais, nem sequer regressou ao banco.

No final, o treinador Joe Mazzulla não revelou pormenores da lesão — «só a seguir é que vou estar com ele», disse em conferência de imprensa —, mas elogiou o impacto do português, em especial a defender: «Melhorou muito, especialmente na proteção do cesto e a defender o pick-and-roll. Cresceu muito.»

O lance da lesão foi a segunda falta de Neemy, que estava a fazer excelente exibição: em 5m51 fez 6 pontos (3 em 3 lançamentos de campo) e conseguiu 2 ressaltos.

Tremenda primeira parte

Neemy saiu com o jogo empatado (13-13) e foi já sem o português em campo que os Celtics começaram a disparar no marcador.

Perante uns Magic com várias baixas — Paolo Banchero continua lesionado, Jalen Suggs continua a ser poupado na segunda noite de jogos em dias consecutivos, Wendell Carter Jr. ainda aqueceu mas não estava em condições —, a equipa de Boston já vencia no final do primeiro período (32-27), mas foi no segundo que disparou para a vitória, com um parcial de 48-30 (converteram 81,8 por cento dos lançamentos nesses 12 minutos).

Só uma vez na História os Celtics tinham marcado mais pontos no segundo período. E foi apenas a décima que chegaram ao intervalo com 80 pontos marcados.

A vantagem, que era de 23 pontos ao intervalo, chegou aos 26 no terceiro período, mas os Magic começaram a responder, sobretudo no último quarto, em que fizeram 40 pontos, à conta de recordes pessoais de Jett Howard (30 pontos) e do rookie Jase Richardson (18).

Mas os visitantes nunca conseguiram reduzir a diferença para menos de seis pontos, com Jaylen Brown (35 pontos, 8 assistências), na reta final, a responder sempre que os Magic ameaçavam. Os Celtics terminaram com seis jogadores com 14 pontos ou mais — além de Brown, também se destacaram Anfernee Simons (23), Payton Pritchard (19), Josh Minott (16), Derrick White (16) e Sam Hauser (14).