Neemias Queta e o treinador adjunto Taaj Ridley - Foto: André Carvalho

Neemias apareceu no treino dos Celtics, mas Mazzulla mantém suspense da lesão

Poste português surgiu no court enquanto a equipa terminava o treino, mas estava de fato de treino. Treinador diz que ainda não o viu nem falou com Queta

Depois de um dia de descanso após a vitória sobre os Magic por 138-129, a quarta nos últimos cinco jogos, os Celtics regressaram aos treinos no Auerbach Center e Neemias Queta apareceu no court equipado de fato de treino e com ténis de jogo calçados.

O poste português não esteve disponível para falar à imprensa depois do apronto e o treinador Joe Mazzulla também não fez qualquer atualização relativamente ao entorse no tornozelo esquerdo que o poste português sofreu a menos de 6 minutos do início da partida. Momento que o levou a ir imediatamente para o balneário e não regressar sequer para junto dos companheiros no banco até ao final da partida do TD Garden.

Mazzulla manteve a dúvida sobre o estado da lesão de Neemias ao declarar primeiro: «Ainda não o vi». E depois da imprensa que acompanha os Celtics ter insistido mais duas vezes, ampliar a resposta para: «Não o vi, nem falei com ele». Ele que no final do encontro havia afirmado que só depois da conferência de imprensa é que falaria com Queta.  

Meia-hora mais tarde, Neemias atravessou o campo, mas parecendo que não esteve a trabalhar com os companheiros, apenas tendo ficado ao cuidado do corpo médico.  

Recorde-se que a lesão de Neemy aconteceu quando este tentou contestar um afundanço de Anthony Black num contra-ataque e caiu mal, desequilibrado, sobre o pé esquerdo. Isto numa altura em que já contabilizava 6 pontos com 3/3 em lançamentos de campo e 2 ressaltos.

A dúvida quanto à lesão de Queta é, primeiro, se estará capaz de defrontar quarta-feira os sensacionais Pistons (15 v-2), que lideram a Conferência Este, onde Boston é 10.º (9 v-8 d), e registam 13 vitórias consecutivas.

Não apenas porque há incertezas quem poderá ser o substituto no cinco inicial dos Celtics, onde Queta é totalista (17), como, segundo, qual será o impacto no progresso da equipa caso a ausência seja prolongada.

Isto porque, além de intimidar os adversários na área defensiva, Neemias Queta tem-se revelado decisivo para o sucesso da equipa. Quando está em campo os Celtics superam os adversários por 16,8 pontos a cada 100 posses de bola nos 396 minutos da sua utilização.

Quando vai para o banco, nos 372m em que estava de fora, os Celtics foram ultrapassados por 6,3 pts a cada 100 posses de bola. É o único elemento de Boston em que a média de pontos da equipa baixa quando não está a ser utilizado. Isto além da percentagem de ressaltos conquistados também baixar na sua ausência. 

É esperado que mais tarde o clube venha a fazer um comunicado sobre os estado clinico de Neemias.