Ex-internacional por Cabo Verde está confiante num bom resultado dos lisboetas no Dragão
Ex-internacional por Cabo Verde está confiante num bom resultado dos lisboetas no Dragão

Casa Pia pode surpreender o FC Porto: «A vida faz-se de impossíveis»

Fernando Varela foi titular no único jogo em que os gansos pontuaram com os dragões. Antigo defesa-central diz que é possível repetir o feito. Projeta manutenção da estabilidade dos casapianos

Foi a 7 de janeiro de 2023, jogava-se, então, a 15.ª jornada da época 2022/23, que o Casa Pia conseguiu pontuar pela única vez diante do FC Porto.

Nessa altura, no Estádio Nacional, os gansos cerraram fileiras e os dragões não tiveram como cuspir fogo. O nulo manteve-se do início ao fim e o ponto foi, claro está, bastante festejado pelos casapianos. Não só porque foi importante para a caminhada da equipa no campeonato, mas também porque nesse momento abria-se uma nova perspetiva nos duelos entre as duas equipas - nos 11 jogos já realizados entre Casa Pia e FC Porto, registam-se 10 vitórias dos portistas e apenas um empate.

E recuando mais de dois anos de meio, A BOLA quis recordar esse duelo realizado no Jamor. Estivemos à conversa com Fernando Varela, o antigo defesa-central do Casa Pia que foi um dos grandes obstáculos que os jogadores do FC Porto tiveram pela frente. E que não conseguiram ultrapassar.

«Lembro-me perfeitamente desse jogo. Tivemos um jogador expulso a terminar a primeira parte [Lucas Soares], mas agarrámo-nos uns aos outros e conseguimos segurar o empate. Foi essa união que demonstrámos que acabou por nos garantir um ponto muito importante na nossa caminhada», recorda o agora ex-jogador.

O duelo de domingo (18 horas) é no Estádio do Dragão, o que, teoricamente, aumentará ainda mais a dificuldade para os gansos, mas Fernando Varela acredita numa surpresa: «O FC Porto tem estado muito bem neste início de época, será muito difícil, mas a vida faz-se de impossíveis. O Casa Pia tem de agarrar-se a isso e lutar pela vitória. Caso não consiga, tem de tentar o empate, porque o ponto dará muita confiança para o futuro.»

Fernando Varela aponta à experiência de José Fonte, André Geraldes e Cassiano para a necessária mescla com a juventude e projeta «mais uma época tranquila do Casa Pia, que pode terminar na metade superior da tabela.»

Sugestão de vídeo: