Carloto Cotta - Foto: RODRIGO ANTUNES/LUSA
Carloto Cotta - Foto: RODRIGO ANTUNES/LUSA

Carloto Cotta absolvido de todos os crimes, incluindo violação

Ator estava acusado de nove delitos

O ator Carloto Cotta foi esta segunda-feira absolvido pelo Tribunal de Sintra dos nove crimes de que estava acusado, incluindo violação e sequestro.

Nenhum dos crimes que constavam na acusação do Ministério Público foi dado como provado durante o julgamento, além de ter sido considerado que as declarações da denunciante foram sofrendo alterações.

O advogado Rui Patrício, representante de Carloto Cotta, disse à Lusa estar satisfeito «não só pelo resultado, mas pela fundamentação inequívoca do tribunal, que não deixa dúvidas sobre as razões da decisão de absolvição».

O ator estava acusado de nove crimes — um de importunação sexual, um de coação sexual, um de violação, um de sequestro na forma agravada, dois crimes de ameaça agravada, um de coação agravada, um de ofensa à integridade física simples e um de injúria — por factos alusivos a 2023. Segundo a acusação, teria deixado uma mulher, que conhecera meses antes, fechada em casa durante várias horas, constrangindo-a «por meio de força física» a um ato sexual não consentido e contra a sua vontade, tendo agido «ainda com os propósitos, concretizados, de molestar o corpo e a saúde» da vítima.