Carlo Ancelotti, treinador do Brasil - Foto: IMAGO - Foto: IMAGO

Carlo Ancelotti dá um conselho a Neymar

Selecionador brasileiro deixou de fora o avançado pela quarta vez desde a sua chegada ao cargo

A condição física e a forma de Neymar no Santos levantam questões e o jogador de 33 anos arrisca-se a falhar o Campeonato do Mundo do próximo ano, na América do Norte, que seria o quarto da sua carreira.

Carlo Ancelotti, não elegeu, pela quarta vez, o avançado na convocatória da seleção brasileira para os próximos jogos particulares. Neymar jogou pela última vez pela seleção nacional em outubro de 2023, quando sofreu uma rutura de ligamentos no joelho num jogo contra o Uruguai.

Após a grave lesão, teve de parar por 12 meses, e agora já são dois anos de ausência forçada da seleção. Ancelotti nunca o convocou para a equipa sul-americana devido aos problemas físicos recorrentes. Embora o tenha convocado pela última vez em março de 2025, o jogador acabou por ser forçado a não se apresentar, devido a outra lesão.

O conselho de Ancelotti

Sobre a ausência de Neymar, Ancelotti disse à revista Placar: «A maioria das perguntas até agora foram sobre o Neymar, mas é normal, pois ele é uma lenda do futebol brasileiro. Sei que todos querem que o Neymar recupere a sua melhor condição física. A federação (CBF), o treinador e a equipa técnica esperam que ele volte a jogar ao mais alto nível.»

«A verdade é que o futebol de hoje exige muito. Não só talento, mas também condição física e intensidade. Esperemos que Neymar atinja o seu melhor nível», acrescentou o selecionador.

«Acho que ele deveria jogar como avançado-centro, e não como extremo, porque no futebol de hoje os extremos também têm de participar na defesa. Se alguém joga no centro, tem muito menos tarefas defensivas. Acredito que um jogador tão talentoso teria mais oportunidades de golo mais perto da baliza. A posição de falso nove poderia ser ideal para ele», aconselhou o treinador italiano.

O Brasil de Ancelotti defronta o Senegal, a 15 de novembro, e a Tunísia, a 18 de novembro, em jogos de preparação.