CAN: Costa do Marfim e Camarões empatam e ajudam Moçambique
Num confronto emocionante, especialmente no início da segunda parte, a Costa do Marfim e os Camarões empataram 1-1 este domingo, em jogo a contar para o Grupo F da CAN (Taça das Nações Africanas).
O resultado acaba por beneficiar Moçambique, porque garante aos mambas, no mínimo, o terceiro lugar do grupo. O Gabão, derrotado ao princípio da tarde pela seleção treinada por Chiquinho Conde, já não pode fugir ao último lugar — o confronto direto é o primeiro critério de desempate.
Com três pontos, Moçambique fica em posição privilegiada para avançar para os oitavos de final, na pior das hipóteses como um dos melhores terceiros, até porque nos grupos B e C as equipas nessa posição têm apenas um ponto neste momento.
No duelo de Agadir entre duas das mais conceituadas seleções africanas, a partida ganhou vida no arranque do segundo tempo, com oportunidades de golo a surgirem em ambas as balizas. Aos 47 minutos, os jogadores dos Camarões protestaram veementemente, pedindo grande penalidade por mão na bola de Evan Ndicka, mas o árbitro nada assinalou. Pouco depois, Franck Kessié introduziu a bola na baliza, mas o golo foi invalidado por fora de jogo.
Aos 50 minutos, um remate do antigo portista Danny Namaso, agora no Auxerre, foi desviado por Kessié e embateu com estrondo na barra da baliza marfinense. Na jogada seguinte, a Costa do Marfim não perdoou. Amad Diallo, pupilo de Ruben Amorim no Manchester United, servido por Ghislain Konan, fletiu para o centro e, com um remate em arco de pé esquerdo, fez a bola entrar junto ao poste, inaugurando o marcador aos 51 minutos. Foi o seu segundo golo na competição, depois de já ter garantido a vitória contra Moçambique (1-0).
Contudo, a resposta da equipa orientada por David Pagou foi rápida. Aos 56 minutos, o lateral direito Junior Tchamadeu rematou à baliza; a bola foi desviada por Konan, descrevendo um arco que traiu o guarda-redes Yahia Fofana — ainda tocou na bola, mas em vão. O momento foi aplaudido por Kylian Mbappé, que assistia ao jogo no Grande Estádio de Marraquexe, na companhia de Aurélien Tchouaméni e Jules Koundé.
Ousmane Diomande, defesa-central do Sporting, não saiu do banco da Costa do Marfim, que na última jornada, na quarta-feira, defronta o Gabão. Camarões terá pela frente Moçambique.
Artigos Relacionados: