CAN 2025: Mahrez lidera Argélia para a vitória sob o olhar de Zidane
A Argélia, uma das candidatas à conquista da CAN (Taça das Nações Africanas), iniciou a sua participação no torneio de forma contundente, ao vencer o Sudão por 3-0 no primeiro jogo de ambas as equipas no Grupo E. Os dois primeiros golos da vitória das Raposas do Deserto foram marcados pelo capitão Riyad Mahrez (2’, 61’), enquanto o suplente Ibrahim Maza (85’) assinalou a sua estreia a marcar pela seleção. Os participantes do Mundial 2026 tiveram ainda o luxo de jogar com mais um homem desde o final da primeira parte, devido à expulsão do futebolista sudanês Salah Adil.
O encontro foi disputado no Estádio Moulay Hassan, na capital marroquina, Rabat, e nas bancadas estava Zinedine Zidane, que observava as exibições do seu filho Luca, guarda-redes da Argélia. Assim, a equipa de Vladimir Petkovic assumiu a liderança do seu grupo, onde também estão o Burkina Faso e a Guiné Equatorial, que disputaram um jogo dramático mais cedo neste dia.
Logo aos 2 minutos, a Argélia abriu o marcador após uma excelente combinação de vários passes. Hichem Boudaoui tocou bem para Riyad Mahrez, e o jogador do Al-Ahli, com um remate forte, fez o 1-0 para as Raposas do Deserto. O Sudão podia ter restabelecido rapidamente o empate, mas o filho de Zinedine Zidane, Luca Zidane, que registou o seu segundo jogo oficial pela Argélia, interveio bem e defendeu um remate à queima-roupa de Yasser Awad. Após o início agitado, seguiram-se minutos mais calmos, e no final da primeira parte houve novamente emoções.
Novamente Awad, do Sudão, aos 39 minutos, encontrou-se numa boa posição para os Crocodilos do Nilo e rematou, mas Zidane voltou a intervir bem, e o remate subsequente de Abdelrazig Omer foi impreciso. Pouco depois, o jogo teve um momento decisivo, pois Salah Adil recebeu o segundo cartão amarelo por uma falta dura sobre Rayan Ait-Nouri e foi expulso. Até ao final da primeira parte, o mais interessante foi o belo golo anulado de Ramy Bensebaini, que estava em fora de jogo e o golo não foi validado.
No início da segunda parte, a Argélia aproveitou a sua vantagem numérica e pressionou. A equipa de Vladimir Petkovic esteve novamente perto do segundo golo, mas o guarda-redes sudanês Monged Elneel conseguiu defender um perigoso livre direto de Chaibi Farès. Novamente o guarda-redes defendeu um remate de Baghdad Bounedjah. Aos 61 minutos, no entanto, o guarda-redes nada pôde fazer, depois de Riyad Mahrez ter sido lançado de forma excelente e, isolado frente a Elneel, marcou o seu segundo golo no jogo – 2-0 para a Argélia.
Até ao final do encontro, seguiram-se dois remates muito perigosos de Mohamed Amoura, sendo que o primeiro foi defendido e o segundo embateu no poste da baliza sudanesa. Aos 85 minutos, chegou o momento do suplente Ibrahim Maza, que aproveitou um passe de cabeça de Bounedjah e marcou o seu primeiro golo com a camisola da seleção da Argélia, selando o resultado final em 3-0. Nos últimos segundos do jogo, o resultado podia ter aumentado ainda mais, mas outro jogador que entrou do banco, Adil Boulbina, falhou oportunidades.