Flamengo segue na liderança do Brasileirão - Foto: IMAGO

Brasileirão: Flamengo responde ao Palmeiras e também vence

Vitória frente ao Juventude (2-0) coloca os cariocas com mais quatro pontos do que a turma de Abel Ferreira. São Paulo também venceu, já Atlético Mineiro e Santos não foram além de um empate

O Flamengo regressou às vitórias no Brasileirão ao bater, este domingo, o Juventude por 2-0, na 23.ª jornada. Depois do empate frente ao Grêmio, a equipa orientada por Filipe Luís voltou a somar os três pontos e manteve a distância na liderança, agora com 50 pontos, mais quatro do que o Palmeiras, segundo classificado, que tem ainda um jogo por disputar.

O triunfo começou a ser desenhado na primeira parte, num jogo em que o Fla assumiu desde cedo a posse de bola e o controlo territorial. Contudo, só à meia hora chegou a eficácia: Saúl Ñíguez cruzou com precisão e De Arrascaeta apareceu na área para inaugurar o marcador de cabeça, na primeira finalização enquadrada do encontro. O Juventude, fechado atrás e dependente do contra-ataque, não conseguiu ameaçar a baliza de Rossi até ao intervalo.

No segundo tempo, a equipa gaúcha tentou reagir e até marcou num belo remate de Taliari, mas o lance seria anulado por fora de jogo. O Flamengo manteve-se sereno, voltou a acelerar o ritmo e criou ocasiões para ampliar. De Arrascaeta esteve perto de bisar, com um livre ao travessão, mas o golpe final surgiu já perto do fim. Aos 87 minutos, Carrascal trabalhou pela direita e cruzou para Emerson Royal, que cabeceou com classe e fixou o resultado em 2-0.

Samuel Lino (ex-Gil Vicente) e Danilo (ex-FC Porto) foram titulares na formação carioca, ao passo que Everton (ex-Benfica) e Gonzalo Plata (ex-Sporting) foram lançados no decorrer da partida, assim como Lucas Fernandes (ex-Portimonense e Aves SAD) e Gabriel Veron (emprestado pelo FC Porto) no Juventude.

Tiquinho salva Neymar

No clássico entre Atlético Mineiro e Santos não houve vencedor, com o resultado final a ser um empate a uma bola.

Igor Gomes colocou a turma de Minas Gerais - que teve Hulk a titular - na frente aos 59', mas o ex-FC Porto e V. Guimarães Tiquinho Soares, de grande penalidade, restabeleceu a igualdade e selou o resultado final.

A equipa de Neymar - que foi titular - e companhia empata pelo segundo jogo consecutivo e está com 23 pontos na 15.ª posição. O Atlético é 13.º, com 25 pontos.

Cédric no triunfo do São Paulo

Por fim, no outro jogo deste domingo, o internacional português Cédric Soares foi titular na vitória do São Paulo sobre o Botafogo (1-0).

Juan Dinenno fez o único golo da partida e deu o triunfo aos paulistas. Nota para as participações de Wendell (ex-FC Porto) na equipa vencedora e de Marçal (ex-Nacional, Torreense e Benfica) que foi o capitão do fogão. Alex Telles (ex-FC Porto) não foi opção na turma carioca.

O São Paulo regressou às vitórias e empatou o número de pontos do Botafogo (35).