Equipa do Boavista FC já trabalha. Foto Boavista FC
Equipa do Boavista FC sem jogadores inscritos. Foto Boavista FC

Boavista FC ainda não jogou e já vai perder três pontos

Direção pediu anulação do jogo com o Panteras Negras FC, conjunto ‘irmão’ dos axadrezados que recusou adiar a partida da 3.ª jornada da I Divisão Distrital. Clube do Bessa continua sem poder inscrever jogadores

O Boavista Futebol Clube divulgou um comunicado oficial onde informa os seus associados e adeptos sobre os desafios que está a enfrentar na presente temporada e na I Divisão Distrital da AF Porto.

Segundo a Direção do clube, foi solicitado à AF Porto a anulação do jogo referente à 3.ª Jornada da Série 5, contra o Panteras Negras FC, originalmente agendado para domingo, 5 de outubro, às 15h30. Este pedido surge após a recusa do adversário em aceitar um adiamento. A anulação do jogo é equiparada a falta de comparência e implicará a perda de três pontos e uma multa para o Boavista FC. 

A Direção explica que a impossibilidade de disputar partidas oficiais decorre da incapacidade de inscrever jogadores, uma situação que não resulta de «responsabilidade direta do Boavista FC», mas dos «impedimentos FIFA impostos sobre a Boavista SAD». O clube é considerado solidariamente responsável por estas restrições, o que tem comprometido o planeamento e a participação da equipa sénior na competição.

A Direção do clube assegura que está a trabalhar ativamente para encontrar uma solução que permita à equipa sénior competir ainda nesta época, apesar das limitações impostas pelos regulamentos. O processo tem sido acompanhado de perto pela Administradora de Insolvência, em contacto permanente com a Boavista SAD, que garantiu estar a ultimar a resolução do problema. 

O Panteras Negras, clube que nasceu da iniciativa de adeptos e antigos dirigentes do Boavista, contesta a Direção do clube, liderada por Rui Garrido Pereira , acusando-a de «sistematicamente» atirar «falsas promessas de inscrição da equipa», perante a «permissividade» da AF Porto. «Por nós não continuarão a matar o Boavista FC», proclamou o Panteras Negras.

A outra equipa do Boavista formada pela SAD, liderada por Jorge Couto, compete na Liga Pro da AF Porto e, após adiar três jogos, fez a estreia no fim de semana passado, perdendo com o Nogueirense, por 2-0. Nessa partida, o Boavista SAD alinhou com uma maioria de juniores para contornar a proibição de inscrever jogadores. 

O comunicado do Boavista FC

A Direção do Boavista Futebol Clube informa os seus associados e adeptos:

  1. O Clube solicitou à Associação de Futebol do Porto a anulação do jogo da 3.ª Jornada da Série 5 da I Divisão Distrital, marcado para domingo 5 de outubro às 15h30, devido à recusa do adversário em aceitar o pedido de adiamento.

  2. Tal pedido enquadrava-se na mesma linha de cooperação e compreensão que existiu nas duas primeiras jornadas, sempre com o objetivo de proteger a integridade da competição e defender os interesses do Boavista Futebol Clube.

  3. A recusa do adiamento terá como consequência direta a perda de 3 pontos e a aplicação de uma multa ao nosso Clube.

  4. Neste momento, o Boavista FC está impossibilitado de disputar partidas oficiais por não poder inscrever jogadores, situação que não resulta da responsabilidade própria do Clube.

  5. A impossibilidade decorre do facto de, nos termos regulamentares, o Boavista FC ser considerado solidariamente responsável pelos impedimentos FIFA impostos sobre a Boavista SAD.

  6. Enquanto esses impedimentos não forem levantados pela Boavista SAD, não será possível inscrever atletas na equipa sénior, comprometendo o planeamento e a participação da equipa sénior do Clube na I Divisão Distrital.

  7. A Direção está a trabalhar ativamente para que a equipa sénior possa ainda competir nesta época, apesar das limitações impostas pelos regulamentos.

  8. A situação já tem efeitos graves sobre a formação do futebol do Boavista FC, com a libertação de cerca de 20 atletas jovens, prejudicando não só a época em curso, como também com influencia direta na certificação do futebol de formação.

  9. Este processo tem sido acompanhado de perto pela Direção e pela Administradora de Insolvência, em contacto permanente com a Boavista SAD, que tem garantido estar a ultimar a resolução do problema.

  10. A Direção destaca a colaboração da Associação de Futebol do Porto neste processo e a sua postura construtiva perante as dificuldades apresentadas.

  11. Uma palavra de reconhecimento para todo o plantel, equipa técnica e staff da equipa sénior do Boavista Futebol Clube que vem conseguindo ultrapassar psicologicamente esta questão, continuando a trabalhar focados no objetivo.

Reafirmamos aos nossos associados e adeptos o compromisso de abertura, dedicação e superação, assegurando que todas as medidas necessárias serão implementadas para defender o Boavista Futebol Clube.