Benfica: Rui Costa ultima recandidatura
Rui Costa está a preparar há algum tempo a recandidatura à presidência do Benfica. A decisão será anunciada em breve e não está dependente dos possíveis adversários. O atual líder dos encarnados já trabalha na formação das listas e também já deu passos para a organização da campanha eleitoral. Rui Costa tem estado mais ocupado e preocupado com o fim da última época e com o começo da próxima, daí que tenha adiado o anúncio da decisão.
Na Assembleia Geral de 7 de junho, Rui Costa disse aos sócios que se mantinha ainda focado na temporada e na preparação da próxima, que desejou ser melhor que a última. «Antes do arranque da nova época desportiva, comunicarei aos sócios a minha decisão de ser ou não candidato a um novo mandato como presidente do Benfica», prometeu o atual presidente dos encarnados.
O tempo urge para Rui Costa, até porque o Seixal abre portas a 14 de julho para o regresso ao trabalho. É provável, como tal, que até lá haja novidades.
Rui Costa quer apresentar uma equipa de Direção renovada e com nomes fortes. Sente-se mais bem preparado do que qualquer outro candidato para continuar o trabalho que desenvolveu em quatro anos, apesar de já ter reconhecido que não alcançou o que queria e que os resultados ficaram «aquém do que o Benfica ambiciona».
Nos Estados Unidos, à margem da inauguração da Benfica Residential Academy, em Tampa, manteve o tabu: «É uma questão de respeito. Tenho sido coerente com o que disse, só no final da época é que digo se me recandidato ou não. O que assumi na Assembleia Geral foi isso. Não estou com joguinhos nem rodriguinhos. Se estivesse dependente de resultados, não dizia quando anunciava.»
Ainda antes da partida para o Mundial foram feitas diligências para a organização da campanha eleitoral. Que serão retomadas em breve.
Rui Costa assumiu a presidência do Benfica a 9 de julho de 2021, depois de Luís Filipe Vieira, detido no âmbito da Operação Cartão Vermelho, ter suspendido funções. Vieira, a 15 de julho, renunciou às funções de presidente do clube e presidente da SAD.
As últimas eleições, as mais concorridas de sempre, com a participação de 40.085 sócios, aconteceram a 10 de outubro de 2021. Rui Costa venceu com 84,48 por cento dos votos, contra 12,24 por cento de Francisco Benitez.
Na tomada de posse, num momento em que o Benfica respondia em diversos processos judiciais, Rui Costa pediu aos sócios para terem esperança e falou de «um virar de página da história do clube», sem deixar de prestar homenagem ao trabalho de Vieira, reconhecendo-lhe «obra de recuperação, consolidação e crescimento do Benfica ao longo de 18 anos».
Iniciou-se, então, para Rui Costa um novo ciclo, com o objetivo de «ganhar sempre». O Benfica, no futebol, sob a presidência de Rui Costa, conquistou um Campeonato Nacional, uma Supertaça e uma Taça da Liga.
Os advogados João Diogo Manteigas e Cristóvão Carvalho e os gestores João Noronha Lopes e Martim Mayer já anunciaram a candidatura à presidência das eleições de 25 de outubro.