Benfica: Lukebakio candidata-se a comandar reação
Dodi Lukebakio foi um raio de luz na escuridão da noite do empate com o Rio Ave, anteontem, na Luz, num jogo em atraso da primeira jornada. O extremo belga que ontem festejou 28 anos estreou-se pelos encarnados e deixou água na boca aos adeptos. Amanhã, com o Gil Vicente, outra vez no ninho das águias, é forte candidato a entrar de início.
Lukebakio entrou aos 65 minutos para o lugar de Samuel Dahl, ofereceu um golo a Sudakov e esteve perto de marcar aos 69'. Nas redes sociais, partilhou a alegria pela experiência que viveu na Luz. «Só posso estar grato pelo que Jesus fez ontem, estreei-me na minha nova casa depois da lesão. Ansioso por viver mais momentos especiais convosco neste estádio magnífico. Obrigado pelo apoio e vemo-nos na sexta-feira», disse, referindo-se ao jogo com o Gil Vicente.
Contratado pelo Benfica ao Sevilha por 20 milhões de euros, Lukebakio precisou de algum tempo para recuperar de lesão (edema no músculo solear da perna direita). Esteve em campo, como tal, 25 minutos e está preparado, sabe A BOLA, para entrar de início, embora muito dificilmente tenha capacidade física para aguentar 90 minutos.
Mourinho gostou do impacto positivo do internacional belga na equipa e poderá lançá-lo de início, amanhã, contra os minhotos. Sem Enzo Barrenechea — cumpre suspensão de um jogo por ter completado série de cinco cartões amarelos na Liga — Aursnes até poderá voltar ao centro do meio-campo, embora Leandro Barreiro seja o candidato mais forte a substituir o argentino. O treinador dos encarnados, aliás, já partilhou que Lukebakio pode jogar tanto à esquerda como à direita.
Sem parar
O plantel profissional apresentou-se, ontem, no Seixal — não houve, como tal, folga nem tempo a perder para preparar o jogo com o Gil Vicente. Os titulares fizeram treino de recuperação, enquanto os restantes jogadores cumpriram uma sessão normal.
O ambiente foi marcado, naturalmente, pela frustração e tristeza que o resultado da véspera provocou em jogadores, equipa técnica e restante staff. Mourinho identificou os erros, dos quais até falou em conferência de Imprensa, e começou a corrigi-los. O treinador, que se prepara para fazer mudanças na equipa, sublinhou a importância de resposta imediata.
O Seixal, ontem, foi o coração do Benfica. Para lá da equipa principal, também o Conselho de Administração da SAD lá se reuniu. Rui Costa passou grande parte do dia no Centro de Formação e Treino dos encarnados e teve oportunidade, à margem das obrigações da sociedade desportiva, de estar com a equipa e com o treinador. A época, como recentemente disse Rui Costa, não está hipotecada, mas ninguém ignora a necessidade de uma reação forte e imediata da equipa, amanhã, contra o Gil Vicente.