Técnico passou o dia no Benfica Campus

Benfica: há mais craques na lista de Mourinho

Treinador continua a observar com frequência as equipas da formação

José Mourinho voltou a apostar na formação do Benfica e lançou mais um jovem na equipa principal no jogo da Taça de Portugal (2-0 frente ao Farense), disputado na quarta-feira. O escolhido foi Daniel Banjaqui, lateral-direito de 17 anos e campeão do mundo por Portugal no Mundial da categoria realizado no final deste ano. Banjaqui entrou aos 88 minutos para substituir Prestianni e somou os primeiros minutos pela equipa principal encarnada.

Antes de Banjaqui, José Mourinho já tinha dado oportunidades a outros jovens da formação: os extremos Ivan Lima e Rodrigo Rêgo, ambos de 20 anos, o lateral-esquerdo José Neto, 17, e o médio Tiago Freitas, 19. Além disso, o treinador tem mantido no plantel e os médios João Veloso e João Rego, este último com utilização regular.

Sabe A BOLA, desde que chegou ao clube, Mourinho tem mantido a rotina de observar com frequência os jovens dos escalões de formação do Benfica. O técnico ficou surpreendido positivamente com a quantidade de talento no Seixal: «Há tanto jovem de qualidade aqui que poderia estrear um ou dois a cada fim de semana. Mas não posso fazê-lo, é importante dar solidez, continuidade e equilíbrio à primeira equipa», afirmou Mourinho a 13 de dezembro, antes do jogo com o Moreirense para a Liga.

O treinador admite, porém, que poderá promover mais jovens à equipa principal num futuro próximo. Entre os nomes sinalizados estão o médio-ofensivo Gonçalo Moreira, 19 anos, e o defesa-central Gonçalo Oliveira, também 19, que já trabalha em contexto de plantel principal há algum tempo.

O médio italiano Federico Coletta, 18 anos, contratado à Roma no último verão por um milhão de euros, também se destaca. Coletta soma quatro jogos e duas assistências pelos juniores, cinco jogos e dois golos pelos sub-23 e três jogos pela equipa B.

Com esta aposta, José Mourinho procura não só construir pontes para o crescimento sustentado dos jovens talentos e a integração na equipa principal do Benfica, mas também encontrar soluções que reforcem o plantel profissional.

O plano está a ser executado em total sintonia com Nélson Veríssimo (treinador da equipa B), Vítor Vinha (treinador dos sub-23) e os restantes responsáveis técnicos e coordenadores das camadas jovens do Seixal, garantindo uma integração estruturada dos jovens talentos e sem atropelos.