Festejos das jogadoras do Benfica - Foto: Benfica
Festejos das jogadoras do Benfica - Foto: Benfica

Benfica, favoritos e estrelas a seguir: o que esperar da Champions feminina?

Arranca esta terça-feira a liga milionária, num novo formato, com a visita do pentacampeão português a Turim

Arranca esta terça-feira a renovada UEFA Women’s Champions League com a deslocação do Benfica, pentacampeão português, ao terreno da Juventus. 

Trata-se de um novo formato – fase de liga, como já acontece no masculino –, em que 18 equipas vão competir ao longo de seis jornadas, com as quatro primeiras classificadas a avançarem diretamente para os quartos de final. As formações que terminarem entre o quinto e o 12.º lugares garantem o apuramento para uma fase a eliminar, em fevereiro. Os apurados irão completar o quatro dos oitavos de final.  

Juventus e Benfica dão o pontapé de saída da Champions feminina, a partir das 17.45 horas. As águias falharam a última edição da prova, depois de terem alcançado os quartos de final na edição anterior. As pentacampeãs tiveram um verão agitado, desde a mudança de treinador – Ivan Baptista sucede a Filipa Patão, que rumou aos Estados Unidos –, à chegada de novas jogadoras, como as internacionais portuguesas Ana Borges (lesionada), Diana Gomes e Diana Silva e Caroline Moller (ex-Real Madrid).  

O Benfica não teve um início de época fácil. Logo no primeiro jogo da temporada, as águias perderam a Supertaça para o Torreense, repetindo o desfecho da final da Taça de Portugal 2024/2025. Na primeira jornada do campeonato, as comandadas de Ivan Baptista não foram além do nulo na receção ao Racing Power.  

Seguiram-se duas goleadas: Vitória de Guimarães (5-1) e Damaiense (8-0). Benfica lidera a liga com sete pontos, os mesmos que o Sporting, que escorregou na receção ao Vitória de Guimarães (1-1).  

O primeiro adversário do Benfica na Champions é a Juventus. Ambas as equipas participaram três vezes em quatro temporadas na antiga fase de grupos e o mais longe que conseguiram chegar foi aos quartos de final.

A Juventus terminou a fase de grupos atrás de Arsenal e Bayern, há um ano, mas conquistou a dobradinha italiana, acabando com o reinado de dois anos da Roma como campeã. No mercado, a vecchia signora garantiu, entre outras jogadoras, a contratação da suíça Lia Walti ao campeão europeu Arsenal. 

Os adversários e um reencontro especial 

O sorteio da Champions, realizado em Nyon, ditou que o Benfica vá defrontar o Arsenal, vencedor da última edição, e o Barcelona, que ergueu três vezes o troféu e saiu derrotado na época passada.  

O duelo com o Barcelona, fora de portas, será certamente especial, uma vez que irá permitir o reencontro entre Benfica e Kika Nazareth.  

Kika Nazareth - Foto: IMAGO

A formação de Ivan Baptista terá ainda pela frente PSG (casa), Twente (casa) e Paris FC (fora).  

O que esperar desta edição da Champions? 

O Arsenal arranca a defesa do troféu com a receção ao OL Lyonnes. As duas equipas defrontam-se pela segunda época seguida. No último verão, além da contratação em definitivo de Chloe Kelly, uma das vencedoras do Euro 2025, garantiu a ex-Sporting Olivia Smith junto do Liverpool. A canadiana, que foi a melhor marcadora dos reds na última época, custou cerca de 1,15 milhões de euros aos londrinos, estando no top-3 das contratações mais caras do futebol feminino. 

O OL, que venceu a Champions por oito ocasiões, está na primeira temporada sob o novo nome, e tem um novo treinador: Jonatan Giráldez, que conquistou a liga milionária duas vezes pelo Barcelona. As gaulesas contrataram novas jogadoras, como Marie-Antoinette Katoto, Jule Brand, Ingrid Engen e Lily Yohannes. 

O Barcelona, de Kika Nazareth e Iara Lobo, pretenderá recuperar um título que venceu em 2020/2021, 2022/2023 e 2023/2023 e que lhe fugiu em 2024/2025, em Alvalade. As catalãs mantêm a mesma base, lideradas por Aitana Bonmatí, vencedora das últimas três Bolas de Ouro.  

O Chelsea venceu o triplete em Inglaterra na época de estreia de Sonia Bompastor, mas caiu na Champions com o Barcelona, nas meias-finais. Vencer a liga milionária estará no horizonte, para mais com as contratações de Ellie Carpenter e Alyssa Thompson e o regresso de lesão de Sam Kerr.  

Sonia Bompastor e Camille Abily lado a lado no Lyon, antes de rumarem ao Chelsea
Sonia Bompastor e Camille Abily formaram dupla no Lyon antes de rumarem ao Chelsea

O PSG, eliminado pela Juventus na fase de qualificação na época passada, é agora orientado por Paulo César (ex-adjunto) e contratou Olga Carmona e Rasheedar Ajibade, um sinal de que tentará conquistar o seu primeiro título europeu. 

Algumas estrelas a seguir

Aitana Bonmatí, média espanhola do Barcelona 
Venceu as três edições da Champions pelo Barcelona e soma o mesmo número de Bolas de Ouro.
Chloe Kelly, avançada inglesa do Arsenal 
Venceu a Champions na época passada pelo Arsenal. 
Jule Brand, média alemã do OL Lyonnes 
Reforço de verão do OL Lyonnes. Brilhou no Euro 2025 com a camisola da Alemanha.
Cristiana Girelli, avançada italiana da Juventus
Determinante no Euro 2025 ao serviço da Itália. Bisou no triunfo com a Noruega e marcou a Portugal na fase de grupos, num golo eleito como melhor do torneio pelos adeptos.
Hannah Hampton, guarda-redes inglesa do Chelsea
Primeira vencedora do Troféu Yashin Feminino. Foi eleita a melhor em campo na final do Euro feminino contra Espanha.

Sabe quem venceu mais Champions femininas?

Galeria de imagens 8 Fotos