O Benfica cimentou a liderança da Liga de futsal, garantindo que terminará a primeira volta no topo da classificação - Foto: SL Benfica

Benfica cimenta liderança em Porto Salvo e ajuda o… Sporting

Águias derrotaram o Leões de Porto Salvo, garantindo que terminam a primeira volta no topo da classificação e permitindo que os verdes e brancos possam alcançar a vice-liderança caso derrotem o Famalicão esta quarta-feira

A 10.ª jornada da Liga de futsal abriu com os dois primeiros da classificação em confronto direto: o Benfica, líder isolado, visitou o Leões de Porto Salvo, segundo colocado, triunfou (2-1) e ajudou o... grande rival Sporting.

Um triunfo benfiquista encarado com um sorriso em Alvalade é sempre motivo de destaque e justifica-se pelo facto de, face a este resultado, os verdes e brancos poderem recuperar o segundo posto da classificação, numa ultrapassagem ao Leões, assim derrotem, esta quarta-feira, o Famalicão.

Para que tal possa suceder, o Benfica entrou mandão nos cinco primeiros minutos de jogo e já poderia estar no comando do marcador face a duas oportunidades protagonizadas por Arthur, que aos 2’ acertou - e com estrondo! - no poste e aos 4’ viu André Sousa opor-se com excelente defesa.

Logo a seguir, os Leões chegaram com perigo, por Anderson Fortes, junto de André Correia, guardião benfiquista que aos 10’ serviu de assistente para o primeiro golo da noite, assinado por Carlinhos, que recebeu pela esquerda, ultrapassou o rival direto e atirou para golo de belo efeito.

Até ao intervalo, a equipa local reequilibrou os pratos da balança, mas só no primeiro minuto da segunda parte conseguiu efetivar a igualdade através de iniciativa individual de Henrique Rodrigues antes de servir Rúben Carrilho para a finalização deste.

A partida seguiu competitiva, com alguns cartões amarelos, até que o Benfica se recolocou na frente através de um autogolo de Andriy, pivot do Leões que serviu de tabela inadvertida para o potente remate de Pany Varela aos 31’.

O Leões voltou a tentar precipitar-se para a frente, mas viu essas intenções condicionadas com a expulsão do seu guarda-redes, André Sousa. Ainda assim, Isaías Furtado esteve próximo da igualdade aos 36’, com um desperdício ao segundo poste, e a equipa local ainda forçou uma situação de guarda-redes avançado que levou a um emotivo minuto final, no qual Arthur desperdiçou um livre de dez metros e Furtado voltou a estar perto de ser feliz, mas viu André Correia segurar o triunfo encarnado.

O Benfica assegurou o triunfo, aumentou a distância para o Leões, (ainda) segundo colocado, e garantiu que terminará a primeira volta na frente do campeonato, pelo que participará na Taça da Liga com esse estatuto – defrontará, por isso, o oitavo classificado nos quartos de final da competição.