Benfica: candidatos atacam Rui Costa pela saída de João Neves
João Neves foi um dos grandes tópicos do debate entre os candidatos à Presidência do Benfica na BTV e Rui Costa foi muito criticado pelos outros cinco devido à saída do jogador para o PSG, um ano atrás.
Critóvão Carvalho abriu esse tema e não perdoa Rui Costa por essa venda. «Um miúdo que chegue ao Seixal tem de acreditar que vai chegar à equipa principal, temos de ter 6 ou 7 que se mantenham, João Neves seria um deles, foi daqueles jogadores que não te perdoo Rui, admito que falhes, mas o João não, o João queria ficar, tinha condições para ficar para ser um farol», disse, passando-lhe a palavra.
«As coisas não funcionam desta maneira e João Neves não podia ficar mais uma época no Benfica, foi campeão nacional e saiu. Dizer que João Neves não queria sair do Benfica é a coisa mais simples do mundo. Não queria o João Neves nem outro jogador se o Benfica tivesse condições para lhes pagar o que os outros vão ganhar lá fora. É tão simples quanto isso, com o devido respeito que tenho ao João Neves, era um jogador sem preço, mas era impossível manter João Neves», respondeu Rui Costa, mas o tópico manteve-se vivo com declarações de João Noronha Lopes.
«Rui Costa diz que não era possível segurar João Neves. Todos os jogadores quererão sair do Benfica um dia, mas quem disse que não queria sair foi João Neves. O caso não foi resolvido na altura certa em dezembro ou janeiro, com o empresário e a família do jogador, deixou-se o assunto arrastar-se até já estar com a cabeça noutro lado. Não sou apologista de dizer que temos um número de jogadores que têm de ir para a equipa principal, temos é de ter uma politica com uma equipa sombra, mais do que triunfar nos escalões jovens, termos de criar condições para que os jogadores triunfem na equipa principal. João Neves saiu por urgência», salientou.
João Diogo Manteigas tem opinião similar: «Obviamente que o Benfica podia simplesmente não vender. Podia criar um problema com o jogador, tenho dificuldades que João Neves não quisesse dar a volta a isso e mais tarde querer sair. Antecipando-se as negociações com os contratos com jogadores, mas falando com as suas famílias e agentes consegue-se fazer isto. Obviamente temos de provar que temos condições e que vai jogar», disse, também falando da formação num modo geral.
Rui Costa frisou que «nem todas gerações têm a mesma qualidade» e respondeu ironicamente à sugestão de João Diogo Manteigas de dar garantia de tempo de jogo aos agentes e à família dos jogadores. «Não me lembro de o ter visto em nenhuma reunião com João Neves para me estar a desmentir, Noronha Lopes. João Neves não queria sair do Benfica, mas não queria perder a valorização financeira em relação ao que ganha em Paris», respondeu o atual presidente, posteriormente, a Noronha Lopes. Luís Filipe Vieira também defendeu que Rui Costa poderá não ter feito tudo o que estava ao seu alcance para garantir a continuidade de João Neves.
Por fim, Noronha Lopes voltou a responder a Rui Costa para terminar com o tema: «Se os jogadores da formação virem jogadores ficarem seis meses na equipa principal também vão querer sair. João Neves não é uma questão do passado. A formação faz-se de símbolos e estou farto da conversa que não podemos cortar as pernas aos jogadores. É esse discurso fatalista que faz com que não ganhemos. Temos técnicos da formação a sair para outros clubes.»
Artigos Relacionados: