Candidato à Presidência do Benfica ataca o atual Presidente por declarações feitas sobre a constituição do plantel das águias

Noronha Lopes ao ataque: «Quantos Costas é que há na direção do Benfica?»

Candidato da lista F à presidência dos encarnados criticou incoerência do presidente dos encarnados

João Noronha Lopes criticou a gestão desportiva do Benfica efetuada por Rui Costa, no debate entre os seis candidatos à presidência dos encarnados. O gestor frisou que, pelo segundo ano consecutivo, o treinador das águias em outubro, não escolheu o plantel que tem à disposição: «José Mourinho está a trabalhar com um plantel que não escolheu, tal como Bruno Lage trabalhou com um plantel escolhido por Schmidt [em 2024/25]. É de estranhar que após ter investido €130M, continuarmos com estas lacunas. É normal cometermos erros, mas se continuarmos a cometer os mesmos erros é normal que não haja resultados.»

«Queremos trabalhar por antecipação, chegar mais cedo ao mercado e não comprar jogadores por 30 milhões de euros quando podiam chegar por 15M», frisou, O candidato visou, posteriormente, o percurso de Rui Costa na estrutura encarnada na última década e meia: «Fico surpreendido porque o candidato Rui Costa parece que critica o presidente Rui Costa tal como o presidente Rui Costa criticava o vice-presidente e o diretor-desportivo Rui Costa, quando disse que herdou um plantel mais velho e com jogadores a mais. A pergunta que faço é: Quantos Costas há na direção do Benfica?»

Noronha Lopes frisou a urgência de «corrigir erros e «assumir a responsabilidade», antes de voltar a criticar Rui Costa. «Rui Costa foi vice-presidente e diretor desportivo, se não sabe o que um diretor desportivo ou um vice faz, fico surpreendido», destacou.

Pode acompanhar o debate entre candidatos ao minuto aqui.

«Temos de ser campeões este ano»

Rui Costa aceitou as críticas enderaçadas pelos restantes candidatos face ao nível de sucesso desportivo nos últimos quatro anos e não fechou a porta a retoques no plantel em janeiro. «Fica bem claro que toda a gente aqui quer ganhar mais, se não ninguém estava na luta pela presidência do Benfica. O Benfica sempre que teve de mexer na equipa em janeiro mexeu, sempre consoante as necessidades do treinador do Benfica, nunca se inibiu de corrigir algum erro e quando chegarmos a janeiro vamos ver do que o plantel necessita ou não.»

«Até janeiro vai melhorar muito internamente, alguns ainda não estão ao patamar que esperamos, juntamente com alguns jovens da formação. Cá estaremos para resolver o problema como sempre», salientou

Luís Filipe Vieira lamentou desiquilíbrio do plantel do Benfica e garantiu oferecer as condições necessárias a José Mourinho para que a equipa de futebol masculino festeje em maio: «Mal seja presidente vou ter uma reunião com os quadros, incluindo o treinador e traçar objetivos. Temos de ser campeões este ano.»

O antigo presidente do Benfica lamentou limitações do plantel encarnado e reforçou a intenção de renovar com José Mourinho «por mais quatro anos».