Final da Taça de Portugal foi disputada entre Benfica e Sporting
Final da Taça de Portugal foi disputada entre Benfica e Sporting (Foto: Imago)

Benfica arrisca três meses de interdição do estádio da Luz

Ameaça à FPF de não receber jogos da Seleção tem punição prevista no Regulamento Disciplinar

O Benfica pode ser impedido de jogar no Estádio da Luz caso oficialize a recusar em receber seu no recinto jogos da Seleção Nacional, numa interdição que pode ir de 1 a 3 meses. 

Segunda-feira, num comunicado duro de reação à final da Taça com o Sporting, os encarnados dizem à Federação (FPF) que o Benfica está «indisponível para acolher jogos da Seleção Nacional», posição motivada por erros apontados à equipa de arbitragem da final. 

Acontece que a recusa está prevista no Regulamento Disciplinar da FPF, no artigo 72, com sanção aplicável.  

Artigo 72 do Regulamento Disciplinar
«O clube que se recuse injustificadamente a ceder à FPF recinto desportivo, no qual compita na qualidade de visitado, para nele se realizarem jogos das seleções nacionais ou jogos marcados pela FPF enquanto recinto desportivo neutro, é sancionado com interdição de 1 a 3 meses de jogar no seu recinto desportivo e cumulativamente com multa entre 10 e 20 UC.» 

O comunicado do Benfica serviu como protesto relativamente à arbitragem da final da Taça de Portugal, que o Sporting venceu por 3-1, no prolongamento. Particularmente polémico um lance em que Matheus Reis pisa a cabeça de Belotti, sem que o árbitro ou o VAR tenham tido intervenção. 

«Informar a FPF que, enquanto a verdade desportiva não prevalecer nas competições nacionais, o Sport Lisboa e Benfica estará indisponível para acolher jogos da Seleção Nacional no seu Estádio. O Sport Lisboa e Benfica exige que a próxima temporada seja decidida em campo, de forma transparente, o que não sucedeu na época desportiva que agora finda. Nós assumimos sempre as nossas responsabilidades. Exigimos que quem tutela e rege o futebol português também assuma as suas», diz o sétimo ponto do comunicado, em que se anunciam também participações disciplinares contra a equipa de arbitragem e de VAR, Luís Godinho, Tiago Martins e respetivas equipas e também dos jogadores Matheus Reis e Maxi Araújo. 

Depois dos compromissos para a Liga das Nações na Alemanha, a Seleção Nacional só volta a juntar-se em outubro.