Benfica: Rui Costa mantém confiança em Bruno Lage
Rui Costa continua a acreditar em Bruno Lage — os dois estão concentrados na preparação do Mundial de Clubes, nos Estados Unidos, e na preparação da nova temporada. A derrota com o Sporting, anteontem, na final da Taça de Portugal, nada muda aquilo que o presidente das águias disse, em Braga, consumado o segundo lugar no campeonato.
«Bruno Lage vai começar a próxima temporada. O Bruno nunca foi um problema para o Benfica, disse-o e disse bem. Chegou já com a época a começar, ganhou a Taça da Liga, está na final da Taça de Portugal e lutou até ao fim no campeonato. É o menos culpado desta situação», disse Rui Costa depois do empate com os minhotos.
O presidente das águias, anteontem, no Estádio Nacional, não quis falar sobre Lage, apesar da insistência dos jornalistas, depois das críticas feitas à equipa de arbitragem. Estava visivelmente nervoso e incomodado e ainda no Seixal, para onde a equipa voltou depois do jogo, não calou a indignação.
Rui Costa, que em Braga considerou o Sporting «mais competente» no campeonato, atribuiu à arbitragem a responsabilidade da derrota, considerando que na final da Taça de Portugal «não bastou ser superior» e que o que se passou no Jamor «ultrapassou todos os limites».
Também foram identificados erros, por exemplo, no lance que deu origem ao penálti que Gyokeres converteu, na compensação dos 90 minutos, que foi descrito, por pessoas próximas do presidente das águias, como um apagão na boa exibição.
Bruno Lage, no final do jogo com o Sporting, insistiu que «jamais» será «o problema no Benfica» e que voltou para ser «solução e ajudar». Revelou que «o próximo passo» seria «conversar com o presidente», para perceberem o que «é mais benéfico para o clube». No Centro de Treino e Formação do Benfica estiveram ambos juntos, mas não houve uma reunião formal, nem a saída foi sequer assunto.
Para Rui Costa e estrutura de futebol, como tal, não faz sentido, neste momento, mudar de treinador. Haverá, necessariamente, reflexão sobre os erros cometidos e mudanças. Mas não será alterado o que está a ser preparado para o Mundial de Clubes e a próxima época.
O comunicado publicado, ontem, ao fim da tarde, é claro sobre quem o Benfica entende serem os principais responsáveis pelos maus resultados.
Mudanças no plantel
A prioridade, desportivamente, é saber quem irá à competição que se realiza nos Estados Unidos. E o Benfica está já a trabalhar para poder reforçar a equipa com alguns reforços a tempo de participar na prova.
Também, por outro lado, garantir que o capitão Nicolás Otamendi, que acaba contrato em junho, jogue no Mundial de Clubes. Ángel Di María, recorde-se, foi confirmado oficialmente, apesar de estar nas mesmas condições.