Avançado interrompe reforma aos 38 anos para tentar ir ao Mundial
O avançado boliviano Marcelo Moreno, de 38 anos, vai suspender a retirada dos relvados para regressar ao Oriente Petrolero, clube que o formou. O anúncio foi feito na noite de quinta-feira pela equipa de Santa Cruz de la Sierra, que revelou que o jogador atuará sem receber qualquer salário.
🇧🇴 #OrientePetrolero ha fichado al delantero boliviano Marcelo Moreno Martins (38), quien se había retirado hace dos años.
— Mercatosphera (@mercatosphera) February 6, 2026
El club confirma que jugará gratis y su objetivo es ser convocado a la repesca del Mundial con su selección. pic.twitter.com/miRvGpYAab
O regresso do histórico goleador acontece com um objetivo claro: ajudar a seleção da Bolívia a garantir um lugar no Mundial 2026 através do play-off de qualificação. «Não cobrará nenhum dinheiro e chega com o objetivo de ir ao play-off com a seleção. Parabéns, ídolo! A promessa cumpriu-se», informou o clube nas suas redes sociais.
Recorde-se que Marcelo Moreno é o maior marcador da história da seleção boliviana, com 31 golos, e também o jogador com mais internacionalizações, somando 108 jogos. A sua última partida pela seleção ocorreu em 2023, ano em que também representou o seu último clube, o Independiente del Valle, do Equador.
A Bolívia, que terminou em sétimo lugar na fase de qualificação sul-americana, disputará o acesso ao Mundial num play-off intercontinental. O primeiro desafio será contra o Suriname, a 26 de março, em Monterrey, no México. O vencedor deste encontro defrontará o Iraque, a 31 de março, por uma vaga na fase final da competição.
Formado no Oriente Petrolero, onde se estreou em 2003 com apenas 16 anos, Moreno saiu em 2004 para o Brasil. Ao longo da sua carreira, representou clubes como Vitória, Grémio, Flamengo e Cruzeiro, além de ter tido passagens por campeonatos na Ucrânia, Alemanha, Inglaterra e China. Antes de rumar ao Equador, jogou ainda no Cerro Porteño, do Paraguai.