Moreno com a camisola do Cruzeiro
Moreno com a camisola do Cruzeiro - Foto: IMAGO

Avançado interrompe reforma aos 38 anos para tentar ir ao Mundial

Marcelo Moreno está de volta ao futebol boliviano, mais de duas décadas depois, para jogar no clube onde tudo começou... de graça

O avançado boliviano Marcelo Moreno, de 38 anos, vai suspender a retirada dos relvados para regressar ao Oriente Petrolero, clube que o formou. O anúncio foi feito na noite de quinta-feira pela equipa de Santa Cruz de la Sierra, que revelou que o jogador atuará sem receber qualquer salário.

O regresso do histórico goleador acontece com um objetivo claro: ajudar a seleção da Bolívia a garantir um lugar no Mundial 2026 através do play-off de qualificação. «Não cobrará nenhum dinheiro e chega com o objetivo de ir ao play-off com a seleção. Parabéns, ídolo! A promessa cumpriu-se», informou o clube nas suas redes sociais.

Recorde-se que Marcelo Moreno é o maior marcador da história da seleção boliviana, com 31 golos, e também o jogador com mais internacionalizações, somando 108 jogos. A sua última partida pela seleção ocorreu em 2023, ano em que também representou o seu último clube, o Independiente del Valle, do Equador.

A Bolívia, que terminou em sétimo lugar na fase de qualificação sul-americana, disputará o acesso ao Mundial num play-off intercontinental. O primeiro desafio será contra o Suriname, a 26 de março, em Monterrey, no México. O vencedor deste encontro defrontará o Iraque, a 31 de março, por uma vaga na fase final da competição.

Formado no Oriente Petrolero, onde se estreou em 2003 com apenas 16 anos, Moreno saiu em 2004 para o Brasil. Ao longo da sua carreira, representou clubes como Vitória, Grémio, Flamengo e Cruzeiro, além de ter tido passagens por campeonatos na Ucrânia, Alemanha, Inglaterra e China. Antes de rumar ao Equador, jogou ainda no Cerro Porteño, do Paraguai.