Bruno Ramos, central de 20 anos, e Salvador Blopa, lateral de 18 - Fotos: Carlos Vidigal Jr./Kapta+ e IMAGO
Bruno Ramos, central de 20 anos, e Salvador Blopa, lateral de 18 - Fotos: Carlos Vidigal Jr./Kapta+ e IMAGO

As duas joias da formação que o Sporting espera ver a brilhar

Bruno Ramos e Salvador Blopa são as esperanças da SAD leonina para futuro brilhante. Defesa-central deve ser alvo de compra por 2 milhões de euros, o lateral que também já se estreou e marcou na equipa A e vai renovar contrato

Entre os jovens que todos os dias trabalham na Academia Cristiano Ronaldo há esperanças e expectativas e há nesta altura em Alcochete duas joias da coroa que a administração do Sporting acredita poderem vir a brilhar em grande: Bruno Ramos e Salvador Blopa.

Comecemos pelo segundo, que está bem presente na memória por recentemente ter-se estreado pela equipa principal. Blopa tem apenas 18 anos, é lateral mas pode jogar também como extremo e tem mais golos do que jogos pelo conjunto principal dos leões. Com o Alverca na Taça da Liga, a 28 de outubro, bisou no 5-1 a jogar na posição mais adiantada.

Na equipa B (9 jogos, um golo e uma assistência) tem jogado na ala, sobretudo na esquerda, num 3x4x3. Mas é para futuro lateral-direito que os verdes e brancos contam com o camisola 70, que é rápido, fisicamente muito forte, o que o leva a ganhar muitos duelos e a chegar rápido à linha para cruzar. Por outro lado tem facilidade de remate, com ambos os pés. O facto de ser ambidextro ajuda-o na definição e a confundir o adversário.

Prepara-se para renovar contrato, até 2030. Deve ter mais oportunidades na equipa A e na próxima pré-temporada deverá mostrar o que vale.

«Pronto para as oportunidades»

Bruno Ramos, 20 anos, é um central muito rápido, que esta época conta com seis participações na equipa B. O facto de ter tido algumas lesões tem atrapalhado e leva os leões a equacionarem o seu futuro mas a qualidade convida a exercer a opção de compra de €2 milhões sobre o brasileiro emprestado desde a época passada pelo Ac. Viseu.

O facto de ter na velocidade uma arma faz com que Bruno Ramos ganhe muitos lances na antecipação. O jogo aéreo é também um dos fortes do defesa que assim se torna importante nas bolas paradas.

Recentemente, Bruno Ramos foi com a equipa principal para um jogo de Champions. Em Turim, no 1-1 com a Juventus, ficou no banco de suplentes mas experimentou o mais alto nível do futebol mundial.

«Foi fantástico, para mim um sonho realizado mesmo não entrando em campo. Tive oportunidade de jogar um jogo pelo profissional na Taça de Portugal [2-1 ao Portimonense na época passada], que já foi memorável. Estar ali, com o grupo, escutando aquele hino foi a realização de mais um sonho», disse ao Globoesporte.

«Tenho jogado na B mas sempre treinando na equipa principal, onde tiver a oportunidade estou preparado. Sigo pronto para ambas oportunidades. Gosto de jogar e estou focado nisso», disse ainda Bruno Ramos ao site brasileiro.