Gabri Veiga, o maestro do meio-campo do FC Porto - FOTO: Catarina Morais/Kapta+
Gabri Veiga, o maestro do meio-campo do FC Porto - FOTO: Catarina Morais/Kapta+

Artilharia pesada de volta: o onze provável do FC Porto para Famalicão

Francesco Farioli deve apostar na equipa-tipo para o duelo do Minho. Alberto Costa, Kiwior, Francisco Moura, Alan Varela Froholdt e Samu devem ser primeira opção depois de terem começado o jogo com o Utrecht no banco

O FC Porto encerra hoje, em Famalicão, um ciclo terrível de seis jogos em 23 dias, procurando cimentar a liderança isolada no campeonato no terreno de uma das equipas-sensações, que promete fazer a vida negra aos dragões. Para o duelo com os minhotos, Francesco Farioli, caso não tenha qualquer surpresa guardada na manga, deve apostar no onze-tipo dos azuis e brancos, fazendo regressar toda a artilharia pesada para o compromisso deste fim de semana.

Depois de ter poupado a esforços alguns dos habituais titulares na partida com o UtrechtKiwior e Alan Varela não foram utilizados, enquanto Alberto Costa, enquanto Alberto Costa, Froholdt e Samu jogaram alguns minutos saídos do banco de suplentes —, o treinador italiano deve apostar naquele que é o onze mais utilizado durante a época e o que, na teoria, oferece mais garantias de sucesso para um encontro que se perspetiva de grau de dificuldade elevado. Assim sendo, Diogo Costa manterá o estatuto de indiscutível na baliza azul e branca, comandando um quarteto defensivo composto por Alberto Costa (direita) e Francisco Moura (esquerda) nas laterais e a dupla de centrais com os polacos Bednarek e Kiwior.

No meio-campo, Alan Varela, na posição 6, terá a companhia do dinamarquês Froholdt e do espanhol Gabri Veiga, o maestro da orquestra portista, que tem estado em evidência nos últimos dois jogos com o SC Braga e o Utrecht. A frente de ataque deve ser entregue a Pepê — embora resida aqui a dúvida de William Gomes poder ser lançado no lado direito do tridente, uma vez que o compatriota teve uma noite para esquecer nos Países Baixos, pois no livre que culminou o golo dos neerlandeses teve uma má abordagem, permitindo ao seu adversário direto escapar para o remate certeiro —, Samu na frente de ataque e Borja Sainz no lado esquerdo, este motivado pelos dois golos apontados nas últimas partidas.

Refira-se que Rodrigo Mora foi titular diante do SC Braga, mas tudo indica que agora Gabri Veiga mantenha o estatuto de titular. Deniz Gul, por seu lado, deixou excelentes indicações nos Países Baixos com um jogo esforçado, de boas receções de costas para a baliza, permitindo ao FC Porto ter um jogo mais associativo e, ao mesmo tempo, abrindo espaços para os médios entrarem em zonas mais interiores do terreno.

O onze provável do FC Porto
Diogo Costa; Alberto Costa, Bednarek, Kiwior e Francisco Moura; Froholdt, Alan Varela e Gabri Veiga; Pepê, Samu e Borja Sainz.
Galeria de imagens 11 Fotos

A lista de convocados do FC Porto