Arrancou o «maior summit de futebol do mundo»
Foi com pompa, circunstância e ambição que se iniciou o Portugal Football Summit, que decorrerá até sábado na Cidade do Futebol e que, na sua cerimónia de abertura e perante uma Arena Portugal repleta de público, foi destacado pelo presidente da FPF, Pedro Proença, como «o maior summit de futebol do mundo».
«Bem-vindos a Lisboa e ao Portugal Football Summit, o maior summit de futebol do mundo. É um privilégio e uma honra, ter-vos hoje na casa do futebol português enquanto reescrevemos a história da Federação Portuguesa de Futebol. Estamos hoje a organizar o maior summit de futebol do mundo», assim se dirigiu a uma assistência que incluía, entre outras figuras de relevo, a Seleção Nacional A de futebol.
«Que fique claro: respeitamos muito a história da FPF e honraremos sempre o legado deixado pelas centenas de pessoas que serviram esta instituição de mais de 100 anos. Terão todos um lugar na história do futebol português durante os próximos quatro dias receberemos os maiores especialistas das mais variadas áreas, abordaremos todos os aspetos do jogo, descobriremos a forma de abordar os novos desafios para o futebol português. O passado, o presente e o futuro», apresentou Proença.
Também o presidente da FIFA, Gianni Infantino, deixou uma mensagem, gravada em vídeo, na qual enalteceu os méritos do futebol português no plano internacional. «Quero destacar o papel de Portugal num cenário internacional cada vez mais competitivo. Não é apenas um país de tradição futebolística extraordinária, mas também um dos atores que mais tem investido no desenvolvimento, seja na formação de jovens talentos, no fortalecimento do futebol feminino, na construção de infraestruturas e no incentivo à inovação», enunciou.
«O Mundial 2030 será um momento histórico e Portugal terá um papel central, não só como anfitrião mas como exemplo de organização, paixão pelo futebol e cultura de excelência», acrescentou ainda Infantino.
Instantes depois, a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, insistiu na consciência revelada pelo Governo português, do qual faz parte, no desporto no país.
«Um encontro como este convida-nos a olhar para o valor do desporto e capacidade que tem de mover pessoas, unir gerações, criar hábitos saudáveis, transmitir valores, mobilizar investimento e projetar os países além-fronteiras. Consciente desta importância, o Governo assumiu o desporto como uma prioridade estratégica e avançou recentemente com o maior investimento de sempre em programas estruturais para o desporto português, num total de cerca de 65 milhões de euros», assinalou.
«Neste investimento, que já está em execução, o nosso objetivo é transformar de forma profunda o panorama desportivo nacional e contamos com toda a família do futebol para este objetivo», completou, antes de também discursar o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
O chefe de Estado português enumerou as maiores referências do futebol português e, entre elas, destacou Cristiano Ronaldo, que o escutava nas primeiras filas da Arena Portugal com a restante equipa nacional.
«Recordamos que o futebol é importante na nossa vida: um homem de quem se falou pouco, mas que esteve na seleção do Resto da Europa contra o Reino Unido, José Travassos, em 55; depois Eusébio, uma vez melhor do mundo; depois Luís Figo, uma vez melhor do mundo e, depois, o melhor dos melhores e até agora cinco vezes o melhor do mundo, o Cristiano Ronaldo – e como ele é passado, presente e futuro, será muitas vezes mais o melhor do mundo», realçou, de forma respeitosa.