Antevisão Liga dos Campeões: novos ricos e campeões europeus em duelo
A segunda jornada da Liga dos Campeões termina esta quarta-feira com o FC Porto a receber o Barcelona de João Cancelo e João Félix.
No outro jogo do grupo dos portistas, Antuérpia e Shakhtar Donetsk medem forças à procura dos primeiros pontos na prova.
Destaque para os dois encontros do grupo F: o Dortmund recebe o Milan e o Newcastle joga em casa com o PSG, num duelo de milionários.
Cancelo e Félix visitam o Dragão com a liderança em jogo. Ambas as equipas vão ter um desafio mais exigente do que na ronda inaugural, depois do FC Porto ter derrotado o Shakhtar Donetsk por 3-1 e o Barcelona ter goleado o Antuérpia por 5-0 em casa.
No outro encontro, belgas e ucranianos lutam pelo estatuto de teórico terceiro classificado.
O Feyenoord vai ao Metropolitano defender a primeira posição do grupo frente a um Atlético Madrid que se deixou empatar em Roma com um golo no último minuto… marcado pelo guarda-redes da Lazio. Os neerlandeses não perdem há dois meses para todas as competições. Os espanhóis também estão num bom momento e vêm de três vitórias na La Liga.
Depois do empate conseguido de forma épica frente ao Atlético de Madrid, a Lazio enfrenta o ambiente escaldante do Celtic Park, casa do Celtic, de Paulo Bernardo, que procura o primeiro ponto nesta Champions. É a terceira vez na história que se enfrentam: nas outras duas ocasiões os escoceses ganharam por 2-1.
Um dos jogos mais apetecíveis da jornada: dois campeões europeus em busca da primeira vitória. O Dortmund está mais pressionado, depois de ter perdido em Paris. O Milan de Rafael Leão vem de um empate sem golos com o Newcastle e precisa de melhorar a eficácia se quiser repetir a meia-final da época passada.
Será por encontros como este que a Liga dos Campeões é apelidada de liga milionária? O novo rico Newcastle recebe o não tão novo mas igualmente rico PSG num duelo inédito. De regresso à Champions 20 anos depois, os ingleses deixaram uma imagem pálida na ronda inaugural em San Siro mas, desde então, venceram todos os jogos a nível interno. Já o PSG, de Danilo, Vitinha e Gonçalo Ramos (todos convocados) vem de um empate com o Clermont mas impôs-se ao Dortmund há duas semanas e é líder isolado do grupo. Nuno Mendes está lesionado e só volta em 2024.
A sorte não quer nada com o Leipzig, que defronta o Manchester City pela terceira temporada seguida na prova. Os atuais campeões europeus têm «atropelado» os alemães no Etihad, mas na Red Bull Arena ainda não conseguiram vencer. Com três pontos cada, os homens de Marco Rose e Pep Guardiola discutem a liderança do grupo. Bernardo Silva está recuperado de lesão e junta-se a Rúben Dias e Matheus Nunes nas opções. Fábio Carvalho é o representante português na equipa do Leipzig.
Os sérvios do Estrela Vermelha estiveram a vencer em casa do Man. City mas saíram de Inglaterra de mãos a abanar. Enquanto que suíços do Young Boys perderam em casa com o Leipzig. Sem pontos, os dois conjuntos tentam fugir ao rótulo de «elo mais fraco» do grupo.