Alverca: Alex Amorim seguido por gigantes num mercado que será agitado
O Alverca contratou 33 jogadores no último verão e tudo indica que voltará a ter um período de transferências agitado em janeiro, no que toca a reforços e a saídas do plantel.
A primeira delas deverá ser a de Diogo Martins, o único jogador que transitou da equipa da época passada para a atual. O médio já tivera a hipótese de sair no verão, ficou, e a verdade é que não entra nos planos do técnico Custódio Castro, tendo realizado apenas três encontros esta época, somente um deles no campeonato.
Por outro lado, Alex Amorim tem sido dos principais destaques do Alverca. O médio de 20 anos, que marcou um golaço na derrota (1-4) com o Estoril, é o jogador de campo mais utilizado por Custódio no campeonato (1524 minutos de jogo, só o guardião André Gomes com 1551 tem mais).
O progresso tem sido tão impressionante que o City Group, detentor de clubes como o Manchester City e o Girona, já teve olheiros no jogo do Alverca com o FC Porto (derrota por 0-3) para analisarem a exibição do jovem. No entanto, a sua saída está dependente de eventuais propostas que cheguem a Alverca.
O Alverca investiu 300 mil euros para comprar 50% do passe de Alex Amorim ao Fortaleza, como noticiou A BOLA aquando da sua contratação.
Reforços na frente
Com 16 golos marcados em 16 jogos, o Alverca tem um dos registos ofensivos mais baixos do campeonato — só Santa Clara, Aves SAD (ambos com 11 golos) e Tondela (nove golos) marcaram menos vezes.
Deste modo, o ataque está claramente definido como um setor a reforçar pelos ribatejanos em janeiro, tanto que, na primeira semana desse mês, são esperados novos jogadores que tragam maior competitividade e, sobretudo, golos à equipa.
Continuando no setor atacante, Marezi, o melhor marcador da equipa com seis tentos, está em dúvida para a receção ao Famalicão, a 4 de janeiro. O sérvio sofreu uma entorse no tornozelo direito frente ao Estoril, mas treinou esta terça-feira, ainda que condicionado. Há otimismo nas hostes alverquenses de que o atleta de 22 anos recupere a tempo do primeiro encontro de 2026, mas só nos próximos dias é que haverá certezas sobre a sua condição física.
O plantel que vai treinar a 31 de dezembro, folgar a 1 de janeiro, antes de voltar aos trabalhos para preparar esse jogo com os minhotos, no qual quer terminar com o ciclo de três derrotas seguidas.