River em crise: Gallardo arrisca sanção pesada após confrontos com árbitro
O River Plate vive um momento conturbado, e a mais recente derrota (0-1) frente ao Argentinos Juniors, a segunda consecutiva no Torneio Apertura, foi agravada pela expulsão do treinador Marcelo Gallardo, que poderá enfrentar uma sanção severa, após um incidente com o árbitro.
A preocupação no seio do clube é grande, uma vez que o relatório do juiz Andrés Merlos promete ser «muito, mas muito severo», segundo informações avançadas pelo jornalista Gustavo Yarroch, na ESPN F90.
O incidente começou perto do final da primeira parte, quando o técnico, em protesto contra a arbitragem, aplaudiu ironicamente o árbitro da partida, o que lhe valeu a expulsão. Contudo, a situação escalou durante o intervalo.
😳🇦🇷 “MALA PERSONA SOS VOS QUE LO HICISTE ECHAR A DEMICHELIS”.
— PaseClave (@paseclave__) February 13, 2026
La dura contestación de Andrés Merlo luego de que Marcelo Gallardo le diga que es un: “PÉSIMO ÁRBITRO”
Vía @gustavoyarroch pic.twitter.com/ShR13ecTuw
De acordo com o mesmo jornalista, Gallardo não se dirigiu ao balneário e esperou por Merlos junto ao túnel de acesso. «Houve um forte altercado, no qual tiveram de intervir os seguranças privados do River e do Argentinos Juniors, porque a situação, caso contrário, teria passado a maiores», relatou Yarroch, acrescentando que a troca de palavras entre os dois foi tão acesa que, «se não interviessem, teriam chegado a vias de facto». O conteúdo do relatório do árbitro será, por isso, decisivo para determinar se o treinador poderá orientar a equipa nos próximos jogos.
Segundo o artigo 260.º do Regulamento de Transgressões e Penas da AFA, um treinador suspenso por quatro ou menos jogos pode orientar a equipa no encontro seguinte (contra o Vélez) mediante o pagamento de uma multa. No entanto, se o castigo for superior a quatro partidas, a suspensão terá de ser cumprida efetivamente.
Recorde-se que esta não é a primeira vez que Gallardo e Merlos se desentendem. Em 2022, após um jogo da Taça da Argentina contra o Barracas Central, o técnico afirmou que a sua equipa «fez um bom jogo apesar de Merlos».
A última expulsão de Gallardo datava de julho de 2022, quando insultou o árbitro Nicolás Lamolina, o que resultou num castigo de dois jogos ou no pagamento de uma multa.
Apesar da nova derrota e da polémica, a equipa técnica não pondera demitir-se. Gustavo Yarroch assegura que Gallardo «acredita que pode reverter a situação». Por sua vez, a direção do River Plate mantém a confiança no treinador, com quem renovou em novembro, e «não estabeleceu prazos para a sua continuidade», embora a «preocupação seja crescente» face aos maus resultados.