Chelsea foi ganhar a Hull (IMAGO)
Chelsea foi ganhar a Hull (IMAGO)

Adeptos do Hull detidos por cânticos homofóbicos no jogo com o Chelsea

Avisos iniciais foram ignorados pelos fãs em questão

O jogo da Taça de Inglaterra entre o Hull e o Chelsea ficou manchado pela detenção de adeptos da equipa da casa devido a cânticos homofóbicos dirigidos ao adversário londrino. O Hull City confirmou que as detenções ocorreram após os avisos emitidos no estádio não terem sido acatados.

Durante o encontro, foi feito um primeiro anúncio através do sistema de som do estádio, instando os adeptos a cessarem os cânticos discriminatórios e alertando para a possibilidade de detenções. Contudo, na segunda parte, um novo comunicado confirmou que alguns apoiantes tinham sido efetivamente detidos pelas autoridades.

A detenção foi motivada por uma lei colocada em prática em 2022, pelo Ministério Público britânico, que classificou uma frase específica utilizada neste género de cânticos, referente a profissionais do sexo masculinos, como um insulto homofóbico, tornando quem a profere passível de ação judicial. Um caso precedente envolveu Paul Boardman, adepto do Liverpool, que foi multado em 500 libras e proibido de entrar no Estádio de Wembley após admitir ter usado palavras ameaçadoras ao entoar o mesmo cântico perto de uma estação de comboios.

Reação dos dois treinadores

Dentro das quatro linhas, o Chelsea venceu por 4-0, com destaque para o hat trick de Pedro Neto. Ainda assim, os cânticos discriminatórioas acabaram por ser abordados por ambos os treinadores após a partida, com Liam Rosenior, técnico dos londrinos, a classificar estas ações como inaceitáveis:

Sem saber o que aconteceu, e não sei, qualquer linguagem discriminatória, seja de que forma for, é inaceitável. Espero que o assunto seja resolvido. O quarto árbitro disse-me qualquer coisa, mas eu estava tão concentrado no jogo que sinceramente, não sei o que é que se passou.

Já Sergej Jakirovic, treinador do Hull City, compreendeu o motivo pelo qual os adeptos em questão foram detidos.

Não ouvi nada. Este não é o lugar para isso, no estádio e em público também. Mas não ouvi. Não é bom de certeza. O estádio não é lugar para isso, por isso é que eles foram presos.