Alonso e a ausência de Mbappé: «Esperamos que regresse para a Supertaça»
O Real Madrid joga este domingo frente ao Betis, em encontro a contar para a 18.ª jornada da LaLiga. É o último jogo dos merengues antes da Supertaça de Espanha, que se disputará na Arábia Saudita, competição na qual Xabi Alonso, treinador dos madrilenos, espera contar com um reforço que não jogará no próximo jogo do campeonato: Kylian Mbappé.
«Estamos a tentar analisar o tempo de recuperação, temos de ter muita atenção às sensações. Vamos fazer todos os possíveis para que esteja recuperado o mais rápido possível. Estará disponível para a Supertaça? Esperamos que sim», referiu o treinador, que garantiu que não houve qualquer problema na gestão física do astro francês, melhor marcador do campeonato espanhol, com 18 golos: «A gestão com jogadores que estão sempre a pensar em ajudar a equipa é fácil. Com jogadores que querem sempre ganhar, é fácil. O meu trabalho é tomar decisões e assumo a responsabilidade por elas.»
Perante a ausência de Mbappé, a única certeza é que o astro francês não será substituído por Endrick, que foi emprestado ao Lyon, de Paulo Fonseca. «Está num momento da carreira em que precisa de jogar, entendo que o clube tenha querido emprestá-lo para que ele se desenvolva. Se isso permitir que ele cresça enquanto jogador, o Real Madrid fez um grande trabalho. Vamos acompanhá-lo muito de perto», afirmou Alonso, que, apesar da lesão de Mbappé, não considerou o empréstimo um erro: «Não podemos olhar só a curto prazo, mas sim a médio prazo e ao momento em que se fizeram as negociações. A decisão foi tomada e não vamos voltar atrás. Vamos preparar a Supertaça com grande confiança nos jogadores que temos.»
A solução poderá, então, passar pela utilização de Rodrygo no centro do ataque. «Ele pode jogar em qualquer uma das três posições do ataque. Acabou a época em grande forma. Tivemos boas sensações em relação a ele nos últimos três ou quatro jogos. Precisamos dele, e de todos, para anular a ausência de Mbappé, vamos ver por quanto tempo», disse Xabi Alonso, que também abordou o momento de Vinícius Jr.: «Vejo-o com alegria e a sorrir. Foi bom para nós podermos recomeçar. Amanhã temos de ser nós a espalhar entusiasmo por todos os adeptos. Se houver essa ligação para os dois lados, também vamos aproveitar.»
O mercado também foi tema na conferência de imprensa. «Estamos atentos a oportunidades que surjam, mas estamos felizes com o plantel», disse o técnico, que afirmou que não falta um organizador de jogo na equipa: «O meu trabalho é pedir mais aos jogadores, para que todos cresçam. Estamos a atravessar bons e maus momentos, temos de ter atenção para sermos melhores. Todos nós.»
A sessão de trabalhos da última sexta-feira ficou também marcada pelo regresso de Carvajal, lateral-direito e capitão de equipa, aos treinos, depois de estar dois meses afastado dos relvados após uma artroscopia no joelho direito para reparar um fragmento solto na articulação. «Completou o treino inteiro. Amanhã decidiremos a convocatória, temos algumas dúvidas. Em todas as equipas, jogadores que têm peso dentro e fora de campo são necessários. O Carvajal é um desses. É sempre competitivo e o peso que tem no balneário é de destacar. A partir de agora temos de o ajudar a recuperar a melhor forma física, mas tê-lo perto já é uma ajuda.»