Ferrari agita a Fórmula 1 com asa traseira revolucionária
A Ferrari voltou a agitar o paddock da Fórmula 1 ao apresentar, nestes segundos testes no Bahrein, uma solução técnica arrojada na asa traseira do SF-26, um conceito que vai muito além do agora abandonado sistema de DRS que apenas abria e fechava um flap.
A equipa italiana desenvolveu um mecanismo com pivô central que permite rodar toda a secção superior da asa em 180 graus. Na prática, não se limita a reduzir o arrasto aerodinâmico: altera completamente o perfil exposto ao vento.
Ao inverter a asa nas retas, o monolugar passa a utilizar um desenho mais escorregadio, privilegiando velocidade máxima. Assim que se aproxima das curvas, o sistema retorna à configuração de maior carga aerodinâmica, garantindo mais apoio e estabilidade.
An eye-catching piece of engineering from Ferrari! 🤯
— Formula 1 (@F1) February 19, 2026
Early on Thursday morning, their rear wing could be seen rotating from an upside-down position on the straight, in a more dramatic fashion than any other active aero design we've seen so far... 👀#F1 #F1Testing pic.twitter.com/eEBmD0JsOk
Se for confirmada dentro dos regulamentos técnicos, a solução poderá representar uma das inovações mais impactantes da temporada, reacendendo o debate sobre os limites entre criatividade, desempenho e legalidade na Fórmula 1.
You spin me right round! 😵💫
— Formula 1 (@F1) February 19, 2026
Here's Ferrari's innovative solution to moving the upper flap of the rear wing as part of this season's active aero introduction 👀 #F1 #F1Testing pic.twitter.com/yY0ZcI1Kph