Abel Ferreira
Abel Ferreira - Foto: IMAGO

Abel: «Não me comparo com ninguém»

Treinador falou do bom momento e justificou equipa de poupança após noite épica na Libertadores

Mesmo com muitas mudanças na equipa em relação às meias-finais da Taça Libertadores, o Palmeiras venceu o Juventude por 2-0, em jogo da 31ª jornada do campeonato brasileiro. O treinador Abel Ferreira disse que não tinha alternativa.

«É jogo a jogo. Não vou alterar agora o discurso, é perceber como a equipe e os jogadores estão. Depois de um jogo tão intenso, física e emocionalmente, muitos falam na fadiga periférica, mas eu falo da central, que vem da cabeça, do mental», explicou, voltando ao 4-0 frente ao LDU Quito, que valeu passagem à final – na primeira mão tinha perdido por 0-3.

«O último jogo levou-nos a um desgaste mental muito, muito, forte, eu tinha dito que ia ser um jogo de muita resiliência mental e tática para cumprir o que tínhamos estabelecido em termos de tarefa, o foco era fundamental. Não tive dúvidas em trocar porque sabia que estes jogadores [que entraram] também têm jogado de forma regular», disse Abel.

O técnico português revelou a conversa que teve com os jogadores que poupou – ficaram no banco ou nem viajaram para Rio Grande do Sul.

«Disse aos que ficaram de fora que tinha a certeza de que este era o melhor 11 para iniciar esse jogo. Dado o desgaste físico e mental do último jogo, e apenas dois dias para recuperar, era impossível que estivessem a 100%. Podiam querer, mas as pernas e cabeça não iam deixar. É a vitória de uma equipa consistente, com maturidade emocional, vitória do todos somos um, do carácter, da responsabilidade», explicou, e ainda falou sobre a relação com o clube:

«Ninguém deve nada a ninguém. Tenho tudo em dia com o Palmeiras e o Palmeiras tem tudo em dia comigo. A minha missão é ser melhor todos os dias, provar a todas as pessoas que gostam e apostam em mim que mereço o lugar que ocupo, não venho para bater recordes, não quero ser melhor que ninguém, quero ser melhor que eu mesmo, comparo-me comigo, não me comparo com ninguém. Isso sou eu e não vai mudar.»