FIFA anuncia quantos milhões vai receber o campeão no Mundial 2026
A FIFA vai distribuir cerca de 620 milhões de euros pelas 48 seleções presentes no Mundial 2026 de futebol, que vai ser coorganizado pelos Estados Unidos, México e Canadá, ou seja mais 50% do que na edição anterior, sendo que cada nação receberá, no mínimo, nove milhões.
Da quantia total, 558 milhões serão atribuídos sob a forma de prémios decidiu o Conselho da FIFA, reunido em Doha, onde se disputa hoje a final da Taça Intercontinental.
O campeão do Mundo vai levar para casa 42,5 milhões de euros e a equipa derrotada na final 28 milhões. Na discussão do 3.º lugar quem levar a melhor fica com 25 milhões de euros e o quarto classificado um pouco menos, cerca de 23 milhões.
BREAKING: FIFA have agreed to raise the prize money available for the World Cup in 2026 by 50%
— Sky Sports News (@SkySportsNews) December 17, 2025
The winning team of the tournament will receive $50m 🚨 pic.twitter.com/ua7SbwzAng
Mas ninguém sairá desta edição do Mundial de mãos a abanar. A reunião da FIFA determinou que as seleções classificadas do quinto ao oitavo lugar receberão 16 milhões, mais três do que as equipas que ocuparem a classificação entre o nono e o 16.º posto.
Entre o 17.º e 32.º lugar, todos receberão 9,5 milhões e, por fim, os países classificados entre o 33.º e o 48.º posto vão receber 7,5 milhões.
FIFA announces that the World Cup winner is set to get a record $50m in prize money 😮 pic.twitter.com/Crwwm7Nqyp
— ESPN UK (@ESPNUK) December 17, 2025
Tendo em conta que o Mundial se vai realizar em três países diferentes, o que implica várias deslocações e questões logísticas diversas, a FIFA decidiu também que as 48 equipas que vão participar no evento mais alargado de sempre, receberão 1,3 milhões de euros para ajudar a financiar os custos de preparação.
«O Campeonato do Mundo será também pioneiro no que respeita à sua contribuição financeira para a comunidade global do futebol», sublinhou o presidente da FIFA, Gianni Infantino, referindo a criação de um fundo para recuperar infraestruturas destruídas pela guerra, do qual a Palestina será um dos beneficiários.
Portugal vai jogar em Houston e Miami, nos Estados Unidos, e a Seleção Nacional está integrada no Grupo K, com a Colômbia, Uzbequistão e uma seleção a definir, vinda da repescagem intercontinental (Nova Caledônia, Jamaica ou RD Congo)