Abdu Conté (à esquerda), cumpriu a estreia oficial pelo Casa Pia este domingo, frente ao Famalicão. Foto: Casa Pia AC

Abdu Conté cumpriu a estreia: «Pode oferecer muito ao Casa Pia»

Reforço dos gansos entrou aos 59 minutos no empate ante o Famalicão, este domingo. Luís Morgado orientou o esquerdino e considera que o seu regresso a Portugal «faz todo o sentido»

Este domingo, o Casa Pia somou mais um ponto na sua caminhada na Liga ao empatar em casa com o Famalicão (1-1) e promoveu a estreia de um dos reforços para a presente temporada: Abdu Conté disputou pouco mais de trinta minutos, tendo entrado aos 59', e mostrou que poderá vir a ser muito útil aos gansos no imediato. Uma ideia partilhada junto de A BOLA por Luís Morgado, que bem o conhece.

«O Abdu pode oferecer muito ao Casa Pia. Desde logo, uma alternativa fiável e experiente à saída do Lelo, com capacidade para dar profundidade pelo corredor esquerdo, segurança defensiva e qualidade na construção. É um jogador muito forte nos duelos, que dificilmente é batido no um contra um e que também aparece com frequência em zonas de criação. Fora das quatro linhas, acrescenta muito ao grupo», apresentou o técnico, atualmente livre.

Luís Morgado, de 50 anos, destaca as qualidades humanas de Conté. «Tive o prazer de trabalhar com o Abdu no Moreirense e posso dizer, sem hesitação, que é um excelente profissional. É daqueles jogadores que vivem a profissão com paixão — está sempre com um sorriso no rosto, é muito respeitador e tem uma relação fantástica tanto com os colegas de equipa como com todo o staff», identifica, baseando-se na época de convívio com o jogador, no Moreirense.

Além da capacidade desportiva do esquerdino, o treinador, que trabalhou com o defesa na qualidade de adjunto de João Henriques, em 2021/22, confirma o selo de qualidade desta incorporação do Casa Pia. «Dentro de campo, é um lateral muito completo: fisicamente disponível, forte nos duelos defensivos e ofensivamente pode criar muitos desequilíbrios pelo corredor lateral», caracteriza.

«Tem uma grande capacidade para percorrer o corredor esquerdo durante os 90 minutos e aprendeu ao longo do tempo a gerir melhor o esforço, algo que evoluiu bastante desde os tempos em que trabalhámos juntos. Além disso, é um jogador muito fiável defensivamente - não é fácil ser ultrapassado no um contra um - e tem qualidade técnica para participar na construção e criar desequilíbrios», completa Luís Morgado, num raio-x ao seu antigo pupilo.

Contas feitas este é um negócio que tem tudo para ser positivo para todas as partes. «Este regresso faz todo o sentido, sobretudo por se tratar de um contexto que o Abdu conhece bem e onde pode ter impacto imediato. O Casa Pia é um clube com um projeto interessante e bem estruturado e acredito que ele chega no momento certo da carreira», conclui o treinador, que há um ano não se encontra em atividade.