Novak Djokovic frente a Sinner, em Riade, Arábia Saudita
Novak Djokovic - Foto: IMAGO

A razão que pode estar por detrás dos problemas físicos de Djokovic

Robbie Koenig, antigo tenista, sugere que o sérvio pode andar a fazer pouco treino de cardio

Novak Djokovic é um exemplo de longevidade no desporto mundial, mas os 38 anos começam a pagar fatura e o tenista sérvio tem apresentado alguns problemas físicos nos tempos mais recentes.

No podcast In-Inside, Robbie Koenig, antigo tenista sul africano, levantou uma hipótese para esses problemas de Nole: o pouco trabalho de cardio.

«Ainda é incrível o que ele consegue fazer. Gosto de estar ao lado do campo e observá-lo a jogar, a aquecer. Fico simplesmente espantado com o que vejo. Mas pergunto-me, quanto treino cardiovascular é faz?», questionou.

«Digo isto o ano inteiro, mesmo quando o vi na Austrália. Tenho a sensação de que ele está mais focado em manter o corpo saudável e que não está a trabalhar tão intensamente na preparação cardiovascular. Parece-me que ele negligencia isso para evitar lesões», continuou.

Depois, Koenig falou com mais detalhe: «Penso que este ano ele está fisicamente mais fraco. Noto como respira com dificuldade mesmo depois de alguns jogos no primeiro set. Isso sugere-me que talvez não tenha feito treinos cardiovasculares com a mesma intensidade das épocas anteriores. Na minha opinião, essa seria a solução para o Novak. É a única coisa que vejo. Aquele homem sabe jogar ténis, não sabe? Não precisa de bater na bola como os jogadores mais jovens, mas precisa de fazer cardio.»