45 minutos à 'azzurra' bastaram para a Itália golear na estreia de Gattuso
A Itália continua a caminhada para regressar a um Campeonato do Mundo, 11 anos depois da última presença (parece mentira, mas não é), e, esta sexta-feira, deu mais um passo rumo a esse objetivo. Em Bérgamo, na estreia de Gennaro Gattuso como selecionador, os transalpinos mostraram em campo o favoritismo que lhes era atribuído à entrada para a partida com a Estónia e venceram por 5-0. Um resultado construído inteiramente na segunda parte, num jogo arbitrado pelo português João Pinheiro.
Superiores ao longo de todo o encontro, a squadra azzurra foi colecionando investidas perigosas junta da baliza da turma báltica. Contudo, o nó parecia não querer ser desfeito, muito por culpa do capitão e guarda-redes Karl Hein, que foi evitando o golo italiano com grandes intervenções, a mais vistosa das quais, a um cabeceamento de Mateo Retegui, em cima do intervalo (45+1'). Enquanto isso, os tímidos estónios raramente visitavam o meio-campo contrário, somando apenas algumas aproximações sem perigo à área de Gianluigi Donnarumma, que pouco trabalho teve.
Depois de um primeiro tempo sem golos, a Itália entrou com vontade de escrever uma história diferente na segunda parte. Aos 54', Sandro Tonali ameaçou, com um grande remate à entrada da área, que esbarrou em Hein.
Quatro minutos depois, Moise Kean não esteve para ameaças. Após um cruzamento de Dimarco da esquerda, Retegui tocou de calcanhar, com a bola a viajar para a cabeça do avançado da Fiorentina, que não perdoou. Estava desfeito o nulo e a resistência de Hein.
No minuto seguinte, Kean voltou a estar em evidência, com o poste a negar-lhe o bis. Mas a Itália não tirou o pé do acelerador. Aos 69', Retegui deixou o papel de assistente e voltou à sua forma habitual, marcando. Remate rasteiro e colocado à entrada da área do avançado que trocou a Atalanta pelo Al Qadisiyah este verão. Os estónios foram abaixo e os transalpinos aproveitaram para fazer mais um. Desta vez, foi Raspadori a aparecer no coração da área para cabecear para o fundo das redes, após cruzamento de Politano.
Retegui e Raspadori aumentam a vantagem italiana 🤌#sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #QualificaçãoMundial #Itália #Estónia pic.twitter.com/xfUYiuIbSh
— sport tv (@sporttvportugal) September 5, 2025
Mesmo com o triunfo assegurado, a Itália continuou a pressionar e voltou a colher os frutos. Aos 89', Cambiasso trabalhou bem e cruzou para Retegui, que fez o 4-0 com um grande cabeceamento. Mas não ficaram por aqui. Já nos descontos, Raspadori encontrou Bastoni nas alturas, com o central do Inter a selar o resultado final (90+2').
Contas feitas, a Itália passa a somar seis pontos, mas o apuramento para o Mundial ainda está longe de estar garantido. A azzurra está no terceiro lugar do Grupo I, com menos três pontos que Israel - que tem mais um jogo - e menos seis que a líder Noruega - que também tem mais um jogo.
De recordar que o primeiro lugar do grupo apura-se diretamente para o Mundial 2026, enquanto o segundo terá de ir ao play-off.