Volta a Portugal feminina: Jasmin Liechti chega isolada e veste de amarelo
Ciclista suíça surpreende na penúltima etapa e chega isolada a Loures. Passa a comandar a prova na véspera de tudo se decidir, este domingo, num crono entre Marvila e Póvoa de Santa Iria
Ao vencer, isolada, a 4.ª e penúltima etapa, a suíça Jasmin Liechti (NEXETIS) assumiu, este sábado, a liderança da geral da 5ª Volta a Portugal feminina, a um dia do fim.
Liechti, de 22 anos, foi a mais rápida nos 103,6 km que ligaram Coruche a Loures, no distrito de Lisboa, cumprindo a tirada em 2.55.10h.
Vinte e oito segundos mais rápida do que um grupo de perseguidoras, onde se encontrava a dinamarquesa Amalie Dideriksen (Cofidis), vencedora da etapa inaugural, que terminou no 2.º lugar e reforçou a liderança da classificação dos pontos, enquanto a terceira posição foi para a canadiana Kiara Lylyk (Winspace Orange Seal).
)
Já a americana Heidi Franz (Cynisca) foi 5.ª e cedeu a camisola amarela a Liechti, cujo ataque a impeliu para o primeiro lugar e tirou, ainda, a portuguesa Raquel Queirós (Atum General-Tavira-Farense) do pódio.
Queirós, vencedora da edição inaugural da Volta, é agora 4.ª classificada, a 24s da líder, a mesma distância da 3.ª, a espanhola Ariana Gilabert (Eneicat-CM), enquanto Franz está em 2.º lugar, a 14s.
O ataque determinante da suíça, no terço final da tirada, pode dar-lhe a maior vitória da carreira em provas por etapas, depois de em 2024 se sagrar vice-campeã do mundo sub-23 de contrarrelógio.
Domingo, a derradeira etapa não apresenta um perfil tão acidentado, oferecendo 89,2 km cronometrados iniciados em Marvila, Lisboa, até à coroação da vencedora da quinta edição da Volta, em Póvoa de Santa Iria.
Nas restantes classificações, Amalie Dideriksen segue como líder dos pontos (camisola vermelha) e Heidi Franz mantém a camisola azul da classificação da montanha. Jenaya Francis (Winspace Orange Seal) é a melhor jovem (camisola branca). Por equipas, lidera a Team COOP-Repsol.