Poluição continua a preocupar organizadores
Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Paris cancelaram os treinos de natação em águas abertas, que se realizariam na terça-feira, devido à poluição do rio Sena.
É a quinta vez que a (falta de) qualidade da água obriga ao cancelamento de uma sessão de treinos de natação durante estes Jogos. Além disto, a prova masculina teve mesmo de ser adiada um dia.
Este cancelamento ocorre no dia seguinte à realização da prova de estafeta mista do triatlo.
Apesar de não ter chovido na passada madrugada, nas duas noites anteriores houve tempestade em Paris, pelo que a qualidade da água do rio da capital francesa se degradou, motivando esta decisão como precaução
Os testes realizados ao rio revelaram que os níveis da bactéria enterococcus na água voltaram a descer abaixo do padrão exigido, embora os níveis de E. coli ainda fossem considerados aceitáveis.
Está prevista uma nova sessão de treinos para quarta-feira, com a corrida feminina de 10 km a ter lugar na quinta-feira e a corrida masculina na sexta-feira.
«Estamos confiantes de que os eventos irão decorrer como planeado, dada a tendência meteorológica», afirmou Anne Descamps, porta-voz do Paris 2024.
As fortes chuvas que têm caído sobre a capital francesa fizeram aumentar os níveis de bactérias no Sena, embora o tempo quente ajude a reduzir a contagem. Se o Sena continuar a ser considerado impróprio, os organizadores revelaram que a maratona de natação irá ser transferida para Vaires-sur-Marne, a leste de Paris, onde se realizam as competições de remo e canoagem.
Claire Michel adoeceu após a prova individual de triatlo, na quarta-feira, e comitiva anunciou que vai desistir da competição mista