Trump recebeu o troféu das mãos de Infantino
Trump recebeu o troféu das mãos de Infantino - Foto: IMAGO

Mundial 2026: deputados britânicos pedem à FIFA a exclusão... dos Estados Unidos

Na origem do pedido estão as recentes políticas do presidente norte-americano Donald Trump

E se os Estados Unidos fossem excluídos do Mundial 2026, mesmo apesar de serem o principal país anfitrião? Por mais insólita que a ideia possa parecer, essa possibilidade foi colocada em cima da mesa por um grupo de parlamentares britânico.

É verdade. Segundo noticia a BBC, vinte e três deputados do Reino Unido, pertencentes a diferentes forças políticas, dirigiram um apelo à FIFA e ao seu presidente, Gianni Infantino, para que a seleção norte-americana seja afastada do próximo Campeonato do Mundo, que decorrerá entre 11 de junho e 19 de julho de 2026, nos Estados Unidos, Canadá e México.

Para eles, as competições desportivas não devem servir para legitimar alegadas violações do direito internacional. No centro das críticas está o comportamento da administração liderada por Donald Trump, com os deputados a apontarem ameaças contra a soberania de vários países, como Venezuela, Irão, Nigéria, Colômbia, México, Cuba e Dinamarca, através da Gronelândia. Defendem que entidades como a FIFA não devem fechar os olhos a este tipo de manobras.

Impensável para a FIFA

Apesar da gravidade das acusações, a exclusão dos Estados Unidos do Mundial 2026 é vista como altamente improvável. Para além da tradicional posição de neutralidade política da FIFA, existe uma relação de proximidade conhecida entre Gianni Infantino e Donald Trump, o que torna pouco provável uma decisão tão extrema.

Há ainda um fator logístico: dos 104 jogos previstos para o torneio, 78 serão disputados em 11 cidades norte-americanas, com milhões de bilhetes já vendidos e inúmeras reservas de viagens e alojamento efetuadas. Uma eventual retirada dos Estados Unidos colocaria em causa toda a organização do evento e criaria um caos logístico sem precedentes.

Assim, apesar do apelo britânico e do carácter insólito da proposta, tudo indica que o pedido dificilmente terá consequências práticas...