Siga o FC Porto vs Benfica em direto
Grande corte de Tomás Araújo! O central do Benfica tira o pão da boca a Gabri Veiga quando este, a passe de Pepê, ia isolar-se. Nota para o trabalho de Samu no miolo, a segurar até à subida dos colegas de equipa.
Remate de Aursnes, de fora da área, para fora.
Excelente corte de Pepê, a travar a subida desenfreada de Sidny Lopes Cabral. O caboverdiano arrancou pela esquerda, solicitado por Prestianni - após o canto do FC Porto - e valeu a descida do internacional brasileiro, a cortar. A bola ainda sofreu um desvio no jogador encarnado, pelo que foi pontapé de baliza.
Outra vez o FC Porto a ameaçar! Valeu o corte in extremis de Tomás Araújo... para canto!
Dedic recupera à entrada da grande área do FC Porto, trabalha bem e dispara de canhota... para fora. Diogo Costa tinha a trajetória controlada.
O jogo está agora mais calmo, após uma fase de grande aperto do Benfica, causada pela avalanche ofensiva dos azuis e brancos.
O FC Porto cheirou o 2-0! Tripla oportunidade, com Gabri Veiga e Borja Sainz a rematarem para defesas apertadas de Trubin. Na resaca, Martim Fernandes dispara ao lado.
Canto batido por Gabri Veiga sobre a direita do ataque portista e cabeceamento certeiro do central polaco, a inaugurar o marcador no Dragão. O FC Porto está na frente!
Mais um canto para o FC Porto. É o terceiro seguido.
Ríos corta... para novo canto.
Borja Sainz ia lançado pela esquerda, mas Tomás Araújo apareceu a cortar... para canto.
Gabri Veiga podia ter isolado Borja Sainz, mas o passe foi mal medido.
O Benfica cria perigo! Lance de envolvimento ofensivo das águias concluído com um remate de Prestianni, já na área, que sai desenquadrado.
Jogo retomado no Dragão!
Ricardo Carvalho, Bruno Alves, Maxi Pereira e Varela estão na tribuna.
Gabri Veiga atravessa o campo para ir ao banco do FC Porto buscar uma camisola nova para Martim Fernandes, que ficou a sangrar na cana do nariz. O lateral dos dragões está a ser suturado.
Martim Fernandes é assistido após lance junto à linha lateral, em que chocou com Sidney Lopes Cabral.
Jogo quezilento nos primeiros minutos, com faltas e ânimos à flor da pele nas bancadas.
A confusão começa cedo. Prestianni cai junto ao banco do FC Porto e há momentos de alguma tensão.
Thiago Silva posiciona-se sobre a meia direita do eixo defensivo do FC Porto; Bednarek está à esquerda, com Kiwior na lateral.
Rola a bola no Dragão!
O FC Porto vai jogar como gosta: a atacar para norte na primeira parte.
Tudo a postos para o arranque do clássico!
A equipa do FC Porto recolhe aos balneários... seguida da do Benfica.
«Jogar com o coração e ganhar!», eis a mensagem deixada a Kostadinov aos jogadores do FC Porto antes do clássico.
Emil Kostadinov está presente no Dragão.
Fábio Veríssimo e os assistentes entram logo depois e também são brindados por um coro de vaias no Dragão.
As equipas sobem ao relvado para realizar exercícios de aquecimento e, para lá dos aplausos aos dragões, há uma forte assobiadela para os jogadores do Benfica.
Suplentes do Benfica: Diogo Ferreira, João Fonseca, Gonçalo Oliveira, Enzo Barrenechea, Manu Silva, Sudakov, Schjelderup, João Rego, Ivanovic
Os jogadores do Benfica subiram ao relvado poucos minutos depois de chegarem ao estádio e foram recebidos com alguns assobios por parte dos (ainda poucos) adeptos presentes no Dragão.
A chegada do autocarro do Benfica ao Estádio do Dragão.
No Benfica, Sidny Lopes Cabral, contratado ao E. Amadora, deve atuar quase como extremo.
Nota para a estreia (e logo como titular!) de Thiago Silva na defesa do FC Porto, com Kiwior a ser desviado para a lateral esquerda.
Onze do Benfica: Trubin; Dedic, António Silva, Tomás Araújo e Dahl; Richard Ríos e Aursnes; Sidny Lopes Cabral, Leandro Barreiro e Prestianni; Pavlidis.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos; Prpic, Alberto Costa, Alan Varela, Eustáquio, Rodrigo Mora, William Gomes, Oskar Pietuszewski e Deniz Gul.
Oskar Pietuszewski está no banco de suplentes do FC Porto!
Onze do FC Porto: Diogo Costa; Martim Fernandes, Thiago Silva, Bednarek e Kiwior; Pablo Rosario, Froholdt e Gabri Veiga; Pepê, Samu e Borja Sainz
E já há onze do FC Porto!
A chegada do autocarro do FC Porto.
As equipas já se encontram no Estádio do Dragão!
Mais tarde, o FC Porto emitiu um extenso comunicado, visando a nomeação do juiz, ao lembrar o caso da televisão no duelo com o SC Braga e deixando duras críticas a Luciano Gonçalves, presidente do CA da FPF.
Farioli soube da notícia da nomeação de Fábio Veríssimo em plena conferência de Imprensa.
Fábio Veríssimo foi o árbitro nomeado para dirigir a partida desta noite. Uma decisão do Conselho de Arbitragem que gerou polémica imediata.
Equipa de arbitragem do FC Porto-Benfica:
Árbitro: Fábio Veríssimo
Assistentes: Pedro Martins e Hugo Marques
4.º árbitro: Miguel Nogueira
VAR: Luís Ferreira/AVAR: Nuno Eiras
José Mourinho, por sua vez, puxou dos galões e prometeu continuar a ser fiel ao trabalho que tem levado a cabo ao longo de mais de duas décadas como treinador.
Na antevisão deste clássico, Francesco Farioli admitiu que é possível que Thiago Silva tenha entrada direta no onze inicial e teceu elogios a José Mourinho.
Já o Benfica eliminou Chaves (2-0), Atlético (2-0) e Farense (2-0).
Para chegar aos quartos de final da prova-rainha, o FC Porto deixou pelo caminho o Celoricense (4-0), o Sintrense (3-0) e o Famalicão (4-1).
Boa tarde! FC Porto e Benfica defrontam-se pela segunda vez na temporada, desta feita com um lugar nas meias-finais da Taça de Portugal em jogo. Na primeira volta do campeonato, em outubro, dragões e águias não foram além de um nulo no Estádio do Dragão, que volta a receber o clássico desta noite.