Sporting: Manchester United quer reservar já Geovany Quenda

NACIONAL17.11.202407:00

Amorim prometeu não levar leões em janeiro, 'red devils' preparam-se para tentar assegurar já o jovem ala e recebê-lo em Old Trafford na próxima época

Reservado. É este o aviso que o Manchester United quer colocar em Geovany Quenda, ala de 17 anos do Sporting que pode virar red devil na próxima época. Mas os ingleses, que já sondaram o Sporting sobre o jogador ainda antes de terem resgatado o treinador Ruben Amorim, pretendem resolver a situação o mais cedo possível: assegurar o jovem leão o quanto antes para o receber em Old Trafford no verão. A cláusula de rescisão é de €100 milhões, primeiras tentativas nunca serão inferiores a 40 milhões.

Ruben Amorim prometeu: «No mercado de janeiro não vou [buscar jogadores ao Sporting], foi o que eu disse.» Mas antes de partir para Manchester também avisou: «No verão já não sei. Primeiro ponto: aguentar-me até ao verão. Os jogadores do Sporting são jogadores muito bons. Não sei. Veremos.»

Ou seja, o treinador campeão pelos leões e que foi o escolhido pelos red devils para dar a volta à situação no clube não levará já Quenda, até porque o ala ainda é menor de idade (faz 18 anos no dia 30 de abril de 2025), mas o certo é que o desejo do emblema da Premier League é anterior à contratação do técnico português de 39 anos e as primeiras sondagens surgiram ainda antes da mudança do treinador. A ideia é mesmo assegurar já Quenda, que continuará sempre a jogar de leão ao peito até final da temporada para no verão se mudar para o norte de Inglaterra.

Rúben Amorim e Geonavy Quenda (GRAFISLAB)

A RENOVAÇÃO DE CONTRATO

A 12 de setembro, o Sporting renovou o contrato de Quenda até 2027 e, precavendo-se porque adivinhava a chegada dos milionários clubes, especialmente da Premier League, subiu a cláusula de rescisão do ala dos 45 para os €100 milhões, a mais alta do plantel e só igualada pela de Gyokeres. Ou seja, saltou patamares, tendo em conta que em Alvalade há quem tenha cláusulas de 60 e de 80 milhões.

Com esta renovação, a administração de Frederico Varandas procurou assegurar o futuro. Por um lado desportivo, na continuidade de Quenda, mas sobretudo financeiro, pois consideram em Alvalade que o camisola 57 será a próxima grande venda do clube. A saída poderá ser no verão, o acordo poderá acontecer antes, assim o United convença com os argumentos financeiros, sabendo do valor da cláusula mas tentando jogar com a ainda precoce afirmação do jogador, um diamante ainda não acabado de lapidar. Os red devils nunca acenarão, numa primeira proposta, com menos de 40 milhões, resta saber até quanto terão de subir para convencer a administração leonina.

À PORTA DA PRIMEIRA INTERNACIONALIZAÇÃO A

Ruben Amorim pegou em Geovany Quenda logo no início da pré-temporada e o levou-o para o estágio de Lagos, não para o miúdo de 17 anos ter apenas contacto com o plantel principal, numa primeira fase de integração, mas para mostrar se tinha valor para dar salto de gigante e passar a ser parte integrante da equipa A. E «saiu melhor do que a encomenda», confessou posteriormente o treinador, numa altura em que o camisola 57 se assumia já como titular pela direita, nas provas nacionais e também na Liga dos Campeões.

E quem há muito viu talento em Quenda foi também o selecionador nacional, Roberto Martínez, que em setembro o chamou para a os jogos com Croácia e Escócia mas não promoveu a primeira internacionalização A do jovem ala. Algo que pode acontecer agora, pois Martínez resgatou Quenda dos sub-21 e vai levá-lo à Croácia num jogo para cumprir calendário na Liga das Nações.

Quenda com a camisola do Euro 2004 (INSTAGRAM/GEOVANY QUENDA)

Enquanto isso, Quenda vai vestindo a histórica camisola de Portugal no Euro-2004. Uma reedição e que nas redes muitos lembram que naquela altura… Quenda ainda nem era nascido.