«Se a nossa liga não é atrativa é por motivos como o Boavista»
Contantin Panagopoulos e Rodiney Sampaio

«Se a nossa liga não é atrativa é por motivos como o Boavista»

NACIONAL13.06.202413:14

Dono do grupo que detém a SAD do Portimonense fala sobre as inscrições e garante que clube tem tudo em dia

O Portimonense desceu à Liga 2, derrotado no play-off pelo Aves SAD. Rodiney Sampaio, presidente da SAD dos algarvios, visou recentemente o Boavista - que terminou um lugar acima do Portimonense, ou seja, no 15.º - e os problemas financeiros por que passa o emblema do Bessa.

Agora Contantin Panagopoulos, dono do grupo que detém a SAD, deixou também críticas: «O estado português, federação portuguesa e liga portuguesa não podem ignorar os incumprimentos. Não podem prejudicar quem cumpre e assobiar para o lado com quem não paga. Nunca será um exemplo e um exemplo para o futuro.»

Contantin Panagopoulos chegou ao Portimonense em 2013 e fala sobre a atração dos clubes portugueses para acionistas do exterior: «A maioria dos clubes não são sustentáveis, precisam de recrutar acionistas maioritários lá fora para as suas SAD, mas como? Com injustiças e desigualdade? Se a nossa liga não é tão atrativa é por motivos como os do Boavista e outros. Se existem regras diferentes para os clubes, como é que a Liga e os clubes podem angariar patrocinadores, investidores e acionistas?»

A falta de transparência é algo que assusta o empresário: «O futebol é uma das maiores indústrias do mundo e Portugal está no topo 5, mas falta transparência e justiça em Portugal no quesito obrigações patrimoniais e de responsabilidades. Não queremos favorecimentos, queremos, apenas, igualdade, transparência e justiça para bem do futebol português, da indústria do futebol e da economia portuguesa.»

O empresário brasileiro acredita que, o Projeto Portimonense está no caminho certo: «Não temos dúvidas, o Portimonense é um modelo a seguir. Em dez anos, nunca falhámos ao nível dos pagamentos, até mesmo na pandemia fomos exemplo. No final do mês, os nossos jogadores e funcionários não vivem com dúvidas, eles sabem que o seu vencimento está garantido e de direito como todo o trabalhador. Será que acontece com todos os jogadores e funcionários em outros clubes ? De certeza que não, até por uma declaração de um ex-presidente: '2 meses de atraso não mata ninguém', referindo-se a uma declaração proferida por Vítor Murta, ex-presidente da SAD do Boavista.

Relativamente aos pressupostos para efetuar a inscrição na Liga, Contantin Panagopoulos atira: «Somos das primeiras equipas a cumprir todos os pressupostos e a entregá-los 10 dias antes do prazo de entrega . Não precisamos de joguinhos, até conseguir cumprir os mesmos pressupostos.» Ainda sobre os pressupostos, o empresário adianta: «Não adianta tapar o sol com peneiras, não adianta enganar os apaixonados pelo futebol com falsas promessas. Não adianta tentar fazer empréstimos fictícios com pessoas físicas , agentes, empresas dando garantias que não existe ou adiantamentos possíveis impossíveis. O futebol precisa de justiça, seriedade e boa imagem.»