LIGA 2: Portimonense dá a volta ao Leixões nos instantes finais
Visitantes venciam ao intervalo, mas atitude dos algarvios na segunda parte foi decisiva para operar a reviravolta (2-1)
O Portimonense venceu (2-1) o Leixões na manhã deste domingo no Portimão Estádio, num jogo em que a equipa algarvia estava a perder ao intervalo. Regis Ndou (29’) colocou os nortenhos em vantagem, mas os anfitriões deram a volta nos instantes finais, com golos de Grolli (87’) e Elijah (90+3’).
Com maior vocação ofensiva, o Leixões tomou conta das operações e com uma primeira parte de bom nível criou várias oportunidades de golo, tendo aproveitado apenas uma, por Regis Ndou (29’), que deu sequência a um lance de laboratório, na sequência de canto: Jean Filipe cobrou rasteiro para a zona da marca de grande penalidade, com o avançado a surgir solto para finalizar, perante uma defesa algarvia estática.
Antes, os matosinhenses já tinham desperdiçado por Rafael Vieira (9’), Simãozinho (18’) e Fabrício Isidoro (23’), este último a acertar nos ferros da baliza.
Bem diferente foi a etapa complementar com o Portimonense mais ativo e essa atitude refletiu-se em oportunidades. Aos 62 minutos, na sequência de canto, Yuki cabeceou, surgindo um defensor leixonense a cortar de forma defeituosa, com a bola a embater na barra. Depois os algarvios viram um golo anulado (71’) por fora de jogo de Elijah, com a bola, rematada por Camilo Durán, a embater no seu corpo, antes de entrar.
A pressão do Portimonense acentuou-se, mas Dani Figueira segurava a vantagem com duas enormes defesas, novamente em lances de bola parada, dos quais saíram os momentos de maior perigo dos algarvios: primeiro, a cabeceamento de Tamble Monteiro (79’) e, depois, desviando com uma palmada um livre de Heitor, com a bola a bater ainda no poste direito.
No entanto, o guarda-redes foi impotente para travar o ímpeto dos algarvios, que chegaram ao empate por Grolli (87’) e, como não podia deixar de ser, na sequência... de nova bola parada. O central ganhou posição a Jean Felipe e desviou de cabeça um livre de Hevel.
E, em novo livre, já na compensação, Dani Figueira (90+2’) voltou a brilhar ao desviar um livre de Heitor para canto, com Tamble Monteiro a permitir depois nova defesa do guardião. Na sequência, os algarvios recuperaram a bola e Geovane cruzou para Elijah (90+3') finalizar de forma certeira com a cabeça e operar a reviravolta.