Suspensão de 9 meses a treinador do Lyon analisada em A Bola da Noite pelo treinador João Prates

No meio da tempestade, Paulo Fonseca recebe notícia animadora

Pesadíssimo castigo da Ligue 1 não é extensível às competições europeias

As últimas horas têm sido de pesadelo para Paulo Fonseca, depois de ter conhecido o severo castigo que lhe foi aplicado pela comissão de disciplina da Ligue 1, de nove meses, até 30 de novembro deste ano, na sequência do encosto de cabeça ao árbitro Benoît Millot, nos instantes finais do Lyon-Brest, no último domingo.

Ainda assim, há algo que poderá animar o treinador português, já que, explica a RMC Sport, o castigo da Ligue 1 não é extensível às competições europeias. Posto isto, Paulo Fonseca poderá estar no banco nos duelos do Lyon na UEFA Europa League. Hoje, a equipa francesa joga na Roménia, diante do FCSB, para a primeira mão dos oitavos de final da prova e terá o português sentado no banco.

«Esta é uma medida exclusiva para as competições francesas. No caso de um jogador ou treinador sair de França, a FFF (Federação Francesa de Futebol) pode requisitar à FIFA o cumprimento da totalidade no outro país, mas, no caso das competições europeias, o pedido teria de ser feito à UEFA e seria necessário aguardar por todos os procedimentos legais», esclareceu fonte do organismo à rádio francesa.

Ontem, quarta-feira, dia em que se conheceu a duração do castigo, o Lyon anunciou que está a estudar as possibilidades de recurso para diminuir a suspensão.