Giani Infantino: «Num mundo dividido, a FIFA e o futebol estão a unir»
Gianni Infantino (segundo a contar da esquerda), presidente da FIFA

Giani Infantino: «Num mundo dividido, a FIFA e o futebol estão a unir»

FUTEBOL04.10.202316:48

Reação do presidente do organismo após a atribuição do Mundial-2030 à candidatura de Portugal, Espanha e Marrocos, embora com os três primeiros jogos a realizarem-se na América do Sul

O presidente da FIFA, Giani Infantino, já reagiu à atribuição do Mundial-2030 à candidatura conjunta de Portugal, Espanha e Marrocos, que vão receber 101 jogos da prova, ao passo que Uruguai, Argentina e Paraguai recebem um cada, por ocasião da celebração do centenário da prova.

«Num mundo dividido, a FIFA e o futebol estão a unir. Foi uma decisão unânime que os primeiros três jogos do Mundial se realizem na América do Sul, e foi também unânime a atribuição da organização do Mundial à única candidatura, de Marrocos, Portugal e Espanha. Temos dois continentes, África e Europa, unidos não apenas numa celebração do futebol, mas também apostados numa coesão única em termos sociais e culturais. Uma grande mensagem de paz, tolerância e inclusão. Mas em 2030 serão, na verdade, três continentes, África, Europa e América do Sul, e seis países, a dar as boas-vindas e a unir o mundo para celebrar o futebol e o centenário do Mundial», vincou o líder do organismo que tutela o futebol mundial.