11 março 2025, 21:34
As notas da equipa do Benfica: Otamendi, esse jovem talento
Argentino marcou, deu a marcar, impediu desvantagem maior; infelizmente para os encarnados, só havia um Otamendi em campo; meio-campo foi um desastre
Paulo Madeira, antigo central e capitão do Benfica, diz que reparos ao argentino lhe fazem «confusão diabólica». «Mais para renovar do que para não renovar»
A exibição de encher o olho de Otamendi em Barcelona trouxe à tona a indefinição quanto ao futuro do argentino. O contrato do central com o Benfica termina no final da época e ainda não há certezas quanto ao futuro.
Deve o Benfica renovar com Nicolás Otamendi o quanto antes? Esta foi a pergunta para a qual fomos procurar uma resposta. Falámos com Paulo Madeira, antigo defesa-central e capitão das águias, que respondeu de pronto à pergunta: «Tenho de falar bem do Otamendi, obviamente, mas o que me faz uma confusão diabólica é como é que o podem criticar.»
«O ano passado fizeram-me a mesma pergunta em relação ao Dí Maria. Terá de ser o que o jogador quiser. Pelo que joga demonstra que tem condições para continuar a ser um central de referência, mas também conta a vontade do jogador e o peso monetário que tem dentro do plantel do Benfica», sustenta Paulo Madeira sobre a renovação de contrato com Otamendi.
Nesta conversa com A BOLA o antigo central deixou evidente que compreende que nesta fase da época se possa manter o impasse relativamente ao futuro de Otamendi: «Não me cabe a mim decidir se o Benfica deve, ou não, renovar com ele. E para quem gere é tudo motivo para ponderar bem. Mas, pelo que ele tem feito, está mais para renovar do que para não renovar.»
Paulo Madeira viu atentamente o jogo de Barcelona. «O resultado não foi positivo. Quando não se ganha não é bom. Foi uma exibição menos conseguida de toda a equipa. O Benfica quis jogar olhos nos olhos com o Barcelona, mas, a verdade é que cai de pé nesta Liga dos Campeões», analisa o ex-camisola 4.
No jogo que afastou os encarnados da prova milionária destacou-se Nicolás Otamendi, que «fez uma exibição muito boa». «Sempre defendi o Otamendi, mesmo quando os que o criticavam diziam que deviam jogar António Silva e Tomás Araújo. Ele é crucial neste Benfica e estando fisicamente bem nota-se ainda mais essa importância», destacou Paulo Madeira.
11 março 2025, 21:34
Argentino marcou, deu a marcar, impediu desvantagem maior; infelizmente para os encarnados, só havia um Otamendi em campo; meio-campo foi um desastre
Para o antigo internacional português a importância do internacional argentino vai muito para além do que joga: «É um jogador importante pelo que joga, pela experiência que tem e pela forma como faz crescer quem joga ao lado dele. O António Silva apareceu com o Otamendi ao lado. O Tomás também tem crescido com o Otamendi. Se voltarmos atrás na história do Benfica, no tempo do Luisão qualquer jogador que jogasse ao lado dele aprendia sempre e era valorizado. Qualquer jogador que jogue com o Otamendi ao lado vai ter um crescimento mais rápido do que seria o seu crescimento normal. Pelo que faz dentro de campo, e pelo que ensina aos outros jogadores, é evidente a influência que ele tem nesta equipa do Benfica.»
Paulo Madeira marca habitualmente presença no Estádio da Luz na tribuna presidencial, nos jogos em casa, mas mesmo fora de portas segue atentamente as movimentações da equipa. E, obviamente, que a forma de jogar de Otamendi é observada ao pormenor: «A experiência, a forma como se posiciona e como se antecipa... Essa é a grande arma dele neste momento. Nesta fase da carreira não é rápido, sabe as suas limitações e joga com isso. Sabe muito bem o campo que pisa e adivinha onde a bola vai estar. A capacidade de antecipação é uma grande arma do Otamendi.»
13 março 2025, 09:00
Central argentino acentua importância na equipa depois do jogo de Barcelona. Será possível deixar a Luz sem sequer ser convidado a estender o vínculo?