Raphinha foi uma das grandes figuras do Barcelona de Hansi Flick - Foto: IMAGO

Ex-Sporting admite: «Nunca pensei estar entre os melhores do mundo»

Raphinha foi uma das grandes figuras da temporada do Barcelona, que conquistou LaLiga, Taça do Rei e Supertaça

Raphael Dias Belloli, conhecido no mundo do futebol como Raphinha, foi uma das grandes figuras do Barcelona nesta temporada. Com um registo impressionante de 34 golos e 22 assistências em 57 jogos, o brasileiro ajudou a turma blaugrana a fazer o pleno interno: LaLiga, a Taça do Rei e a Supertaça.

Merecidamente apontado como um dos melhores jogadores do mundo nesta altura, o extremo - que passou por V. Guimarães e Sporting - revelou, em entrevista ao Mundo Deportivo, que nunca esperou atingir estes patamares.

«Nunca na minha vida imaginei estar entre os dez melhores jogadores do mundo. Se estou, é graças a esta época. A confiança leva-nos a sítios que nunca imaginámos. Na época passada, nem sequer pensei nisso. E por causa da época que tive, estou a lutar por um prémio individual que é o maior do mundo [a Bola de Ouro] e estar lá para mim já é uma vitória», começou por dizer Raphinha, que recentemente renovou contrato com o Barcelona até 2028.

«Já joguei em muitos clubes e tenho 28 anos. Depois de jogar aqui, não sei se jogaria noutro clube de topo. O meu objetivo é ficar aqui enquanto puder dar o meu melhor. Quero ser importante para o clube, para os jogadores, para o treinador. Quando isso não for suficiente, pensarei noutra coisa», acrescentou o brasileiro, um dos capitães da formação da Catalunha.

Importânica de Deco e futuro de Yamal

Para além de falar do atual momento, Raphinha abordou a importância de Deco, que foi seu agente e é o diretor desportivo dos catalães, na sua carreira: «Desde o meu último ano no Brasil que trabalhamos juntos. Ele ajudou-me a chegar à Europa. Levou-me para Portugal, onde joguei no Vitória e no Sporting, depois para França, onde me senti importante e ele ajudou-me a jogar na Premier League... e finalmente aqui. Falámos sempre do Barça, embora no início eu pensasse que estava muito longe. Ele ajudou-me a dar todos os passos para chegar aqui. Acreditou em mim e ajudou-me a realizar os meus sonhos.»

Por fim, falou de outro jogador que esteve em destaque esta temporada com a camisola blaugrana: Lamine Yamal. «Ele pode chegar onde quiser. Já falei com ele sobre isso e deixei-o bem claro. Só depende dele. Ele tem qualidade, empenho e trabalha bem. E toda a gente pode ver o que ele faz em campo. Para mim, ele não tem teto. Se ele quiser chegar ao topo, fá-lo-á facilmente», concluiu.

Sugestão de vídeo