Ex-Sporting admite: «Nunca pensei estar entre os melhores do mundo»
Raphael Dias Belloli, conhecido no mundo do futebol como Raphinha, foi uma das grandes figuras do Barcelona nesta temporada. Com um registo impressionante de 34 golos e 22 assistências em 57 jogos, o brasileiro ajudou a turma blaugrana a fazer o pleno interno: LaLiga, a Taça do Rei e a Supertaça.
Merecidamente apontado como um dos melhores jogadores do mundo nesta altura, o extremo - que passou por V. Guimarães e Sporting - revelou, em entrevista ao Mundo Deportivo, que nunca esperou atingir estes patamares.
«Nunca na minha vida imaginei estar entre os dez melhores jogadores do mundo. Se estou, é graças a esta época. A confiança leva-nos a sítios que nunca imaginámos. Na época passada, nem sequer pensei nisso. E por causa da época que tive, estou a lutar por um prémio individual que é o maior do mundo [a Bola de Ouro] e estar lá para mim já é uma vitória», começou por dizer Raphinha, que recentemente renovou contrato com o Barcelona até 2028.
«Já joguei em muitos clubes e tenho 28 anos. Depois de jogar aqui, não sei se jogaria noutro clube de topo. O meu objetivo é ficar aqui enquanto puder dar o meu melhor. Quero ser importante para o clube, para os jogadores, para o treinador. Quando isso não for suficiente, pensarei noutra coisa», acrescentou o brasileiro, um dos capitães da formação da Catalunha.
Importânica de Deco e futuro de Yamal
Para além de falar do atual momento, Raphinha abordou a importância de Deco, que foi seu agente e é o diretor desportivo dos catalães, na sua carreira: «Desde o meu último ano no Brasil que trabalhamos juntos. Ele ajudou-me a chegar à Europa. Levou-me para Portugal, onde joguei no Vitória e no Sporting, depois para França, onde me senti importante e ele ajudou-me a jogar na Premier League... e finalmente aqui. Falámos sempre do Barça, embora no início eu pensasse que estava muito longe. Ele ajudou-me a dar todos os passos para chegar aqui. Acreditou em mim e ajudou-me a realizar os meus sonhos.»
Por fim, falou de outro jogador que esteve em destaque esta temporada com a camisola blaugrana: Lamine Yamal. «Ele pode chegar onde quiser. Já falei com ele sobre isso e deixei-o bem claro. Só depende dele. Ele tem qualidade, empenho e trabalha bem. E toda a gente pode ver o que ele faz em campo. Para mim, ele não tem teto. Se ele quiser chegar ao topo, fá-lo-á facilmente», concluiu.