Treinador do Benfica frisou a importância da vitória em Vila do Conde, que considerou totalmente justa

Estas são as condições para Nélson Semedo voltar ao Benfica

Cenário agradaria muito aos encarnados, mas será preciso contexto especial

Nélson Semedo, lateral-direito internacional português de 31 anos do Wolverhampton, formado no campus do Seixal, é um nome que agrada muito aos encarnados como potencial reforço para a próxima época.

O jogador tem as portas abertas para o regresso à Luz há muito tempo, como sucede com outros ex-jogadores que cresceram na formação das águias, como João Félix, João Cancelo, Bernardo Silva, Rúben Dias, ou Renato Sanches, que voltou por empréstimo do PSG, com o Benfica a deter, no final, desta temporada, uma opção de compra do passe do médio por €10 milhões.

O caso de Nélson Semedo ganha especial relevância e atualidade porque o defesa termina contrato com o Wolverhampton e está numa fase da carreira em que poderá escolher dar o próximo passo de forma mais emocional.

O regresso ao Benfica é uma possibilidade, na medida, também, em que o clube vai precisar reforçar a posição de lateral-direito, o que chegou a ser prioridade no mercado de transferências em janeiro passado. Os encarnados acabaram direcionar o investimento para outras posições e não contrataram um lateral-direito. O dinamarquês Alexander Bah lesionou-se com gravidade (foi operado ao joelho esquerdo e só volta na próxima época) e tem sido o central Tomás Araújo a jogar adaptado como lateral, com o jovem Leandro Santos, da formação, a ser outra solução.

O Benfica vai avançar para um lateral-direito e Nélson Semedo poderia ser um casamento perfeito, mas apenas possível mediante condições muito especiais. Objetivamente, se o jogador prescindir de boa parte do que está habituado a receber no Wolverhampton, que excede largamente o teto salarial do plantel das águias. Com 31 anos, Semedo poderá optar por seguir carreira noutro clube, nomeadamente em mercados periféricos, como o da Arábia Saudita, que lhe podem proporcionar um final de carreira dourado do ponto de vista financeiro.

Ordenado do jogador excede largamente o teto salarial do plantel do Benfica

Mas voltar ao Benfica terá, seguramente, um peso sentimental muito grande para Nélson Semedo e vai pesar na hora de tomar uma decisão. Para o regresso de Nélson Semedo será preciso construir um cenário semelhante ao que viabilizou trazer de volta Di María. É possível, mas neste momento ainda nada existe de verdadeiramente concreto além de um desejo partilhado por clube e jogador.

Do ponto de vista desportivo, Nélson Semedo continua a apresentar rendimento elevado. Esta época, na Premier League, soma 5 assistências em 28 jogos pelo Wolverhampton. E está novamente na lista de convocados anunciada há cinco dias para representar a Seleção Nacional.

Pela equipa principal dos encarnados, Nélson Semedo, que foi campeão nacional em 2015/16 e 2016/17, tem 65 jogos, 3 golos e 10 assistências.