Zaidu ao serviço da Nigéria
Zaidu ao serviço da Nigéria - Foto: IMAGO

Zaidu e companheiros boicotaram treino da Nigéria 

Jogadores não se treinaram na terça-feira em protesto pelo incumprimento de pagamentos de bónus e subsídios em atraso há mais de dois anos. Federação procura resolver a crise e convencer grupo a voltar ao trabalho esta quarta-feira

A seleção de futebol da Nigéria, onde está concentrado o portista Zaidu, protagonizou na terça-feira um protesto que abalou a preparação para o decisivo jogo do play-off de qualificação africano para o Mundial 2026, frente ao Gabão. Concentrados em Rabat, Marrocos, os jogadores e membros da equipa técnica recusaram-se a participar no treino, alegando o incumprimento de pagamentos de bónus e subsídios que estão em atraso há mais de dois anos. 

De acordo com fontes da imprensa local, a situação gerou grande insatisfação entre os atletas. Na segunda-feira ainda houve uma sessão de trabalho, mas na terça-feira os jogadores pararam, de modo a pressionar a Federação Nigeriana de Futebol a liquidar a dívida.

As partes estão em negociações para normalizar a situação, de forma a que o grupo de 24 atletas volte a trabalhar normalmente. Este episódio acontece num momento crítico, a poucas horas do duelo contra o Gabão, marcado para quinta-feira, determinante para a qualificação da Nigéria para o Mundial. Se vencer, ainda terá de defrontar o vencedor do Camarões-RD Congo para garantir lugar no play-off intercontinental de março.