Samu em evidência no FC Porto
Samu em evidência no FC Porto - Foto: IMAGO

Têm a maior participação em golos no FC Porto e falam a mesma língua

Armada espanhola: Samu (9 golos/1 assistência), Borja Sainz (4 golos/1 assistência) e Gabri Veiga (1 golo/5 assistências) são os jogadores com maior participação na essência do futebol

O poderio do FC Porto com o selo de Francisco Farioli tem a sua base no coletivo, mas há jogadores que, em vários parâmetros do jogo, conseguem ter mais influência do que os restantes companheiros de balneário. Nessa conformidade, a armada espanhola que reina no plantel azul e branco tem tido um papel determinante no que concerne à participação dos golos apontados até mais uma pausa das competições motivada pelos compromissos das seleções. Neste particular, há três nomes que saltam à vista pela ligação que têm tido aos golos marcados pelo líder isolado do campeonato português.

Em primeiro lugar surge, destacado, o goleador Samu, que tem nove golos na conta pessoal e ainda uma assistência para golo — naquele remate à baliza do SC Braga, que Rodrigo Mora desviou de forma advertida para o fundo das redes.

O ponta de lança do FC Porto, apesar de acossado por Deniz Gul nos últimos tempos, tendo em conta o jogo mais associativo e ligado que tem o internacional turco, mantém o estatuto de indiscutível na frente de ataque para Francesco Farioli na maioria das competições, exceção feita, até ao momento, na Taça de Portugal.

Borja Sainz - FOTO: Catarina Morais/Kapta+

Outro dos jogadores com preponderância na finalização do FC Porto tem sido Borja Sainz, reforço de verão, que esteve em plano de evidência na receção ao SC Braga, conseguindo, com um golo na reta final do encontro, desatar um nó muito complicado. O extremo portista, cuja raça é a imagem de marca, leva já na conta pessoal um total de quatro golos e ainda duas assistências no ranking de fabricar tentos da formação azul e branca. Tem sido quase sempre primeiro opção, e a lesão que contraiu em Famalicão não inspira cuidados de maior, pelo que, salvo qualquer recidiva, poderá estar apto clinicamente para jogar no próximo compromisso oficial dos azuis e brancos, no Estádio do Dragão, diante do Sintrense, em jogo relativo à quarta eliminatória da Taça de Portugal.

Classe 'made in' Galiza

Depois de ter deixado já bons apontamentos no Mundial de Clubes, Gabri Veiga tem-se assumido como uma das peças-chave para o sucesso desportivo do FC Porto, até ao momento. O médio natural de Porriño, na Galiza, já apontou um golo na deslocação a Vila do Conde, mas sobressai nas cinco assistências que tem em 2024/2025 para golo.

Gabri Veiga - FOTO: Catarina Morais/Kapta+

O centrocampista acrescenta muita qualidade no passe da equipa de Francesco Farioli, mas também é exímio nas bolas paradas, sobretudo na forma como executa os cantos. A armada espanhola tem estado em evidência e promete continuar a fazer estragos...